Apresentação do Recurso Pedagógico 'Podes ser o que Quiseres' - Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação

Um grupo de alunos do Agrupamento de Escolas Lima de Freitas criou um recurso pedagógico de promoção da igualdade entre todos, em resposta a um desafio da Câmara de Setúbal no âmbito do Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação.


O projeto educativo no domínio dos direitos humanos e da cidadania democrática, desenvolvido em três sessões dinamizadas por uma equipa técnica da Divisão de Direitos Sociais e Saúde, envolveu perto de nove dezenas de crianças de cinco turmas do 4.º ano das EB1 do Viso e Casal das Figueiras.

O desafio consistia em promover a discussão, o respeito pelas ideias dos outros e das outras e também a reflexão sobre si próprio/a como competências fundamentais a praticar em contextos privilegiados de desenvolvimento humano, como são os casos do jardim de infância ou dos diferentes níveis de escolaridade.

O projeto parte do pressuposto que pensar e desenvolver uma intervenção nas escolas através de ações de sensibilização, informação e reflexão sobre o género e a cidadania é uma mais-valia.

Isto porque a escola tem um papel transformador não só na transmissão de conteúdos disciplinares, mas também na formação do ser humano, educando para a consciencialização dos seus direitos, deveres e responsabilidades.

O trabalho desenvolvido nas três sessões teve como base o livro “Todos fazemos tudo”, da autoria de Madalena Matoso, que prescinde das palavras e funciona como uma espécie de jogo em que são possíveis várias combinações entre um conjunto variado de personagens e uma grande diversidade de atividades que poderão viver.

Inspiradas nesta obra, de promoção da igualdade entre todas as pessoas, as crianças do Agrupamento de Escolas Lima de Freitas criaram o livro “Podes ser o que quiseres”, composto por 87 desenhos que proporcionam várias combinações possíveis entre diferentes personagens e tarefas.

O recurso pedagógico, apresentado aos envolvidos no projeto numa sessão realizada no dia 18 de março na Biblioteca Municipal, fica disponível para utilização nos estabelecimentos do Agrupamento de Escolas Lima de Freitas.