A Câmara Municipal de Setúbal vai reparar provisoriamente mais de uma dezena de passadeiras de pedra da Avenida Luísa Todi e arruamentos envolventes, por razões de segurança, antes de avançar para uma obra de requalificação geral.


A intervenção de urgência, a iniciar a partir do meio da semana, consiste na colocação de massas asfálticas quentes para tapar os buracos existentes nas passadeiras, os quais podem pôr em risco principalmente os peões que as atravessam, além dos próprios veículos.

A opção de fazer esta reparação provisória, e não uma intervenção definitiva, deve-se ao facto de já ter sido aberto um concurso público para reabilitar as passadeiras em pedra e redutores de velocidade no centro histórico de Setúbal, para melhoria das condições de segurança e acessibilidade, com um preço-base superior a 450 mil euros.

As propostas das empresas concorrentes são abertas a 20 de dezembro para escolha de quem realizará a empreitada, a qual é composta pela substituição de pavimentos, por sinalização rodoviária e colocação de pavimento tátil pitonado, a par de outros sistemas de redução de velocidade.