Street Food Portugal Tour esteve durante três dias no Largo José Afonso

A caravana do Street Food Portugal Tour, que esteve durante três dias no Largo José Afonso, em Setúbal, atraiu cerca de 2500 visitantes, os quais provaram gastronomia internacional acompanhada de um programa cultural e animação infantil.


Entre 8 e 10 de setembro, Setúbal acolheu a sexta etapa da segunda edição da volta a Portugal de comida sobre rodas, organizada pela Pureat com o apoio da Câmara Municipal e a parceria da Associação Street Food Portugal, num evento que teve o sábado, dia 9, como principal momento, uma vez que os restantes dias acabaram um por ser pouco prejudicados pela chuva.

O Street Food Portugal Tour é o primeiro conceito itinerante em eventos de street food, tendo o objetivo de democratizar uma experiência única de gastronomia e espetáculo de rua.

A caravana foi constituída por nove carrinhas de comida, as food trucks, que apresentaram uma oferta gastronómica diversificada, representativa de vários países, incluindo Portugal.

Petiska, Ganso’s, Petiscato, Sabores do Kitaba, Las Pampenadas, La Charrete, Top Lunch, Basstani e Licor Beirão marcam presença no Largo José Afonso nesta etapa setubalense do Street Food Portugal Tour.

A Ganso’s, considerada a única food truck em Portugal dedicada à alimentação inclusiva, serviu empanadas à moda venezuelana e arepas feitas com farinha de milho, enquanto o Petiscato teve uma oferta variada de petiscos e massas.

No Largo José Afonso houve ainda espaço para as asinhas de frango de barbecue e choco frito, na food truck Sabores do Kitaba, para as empanadas argentinas da Las Pampenadas, para as especialidades de comida mexicana da Petiska e para os cachorros da Top Lunch.

Para sobremesa, a marca portuguesa Basstani, que significa gelado em persa, deu a conhecer os seus gelados artesanais com sabores, cores e aromas do Médio Oriente, como o açafrão, a água de rosas, a baunilha e o pistacho e a La Charrete apresentou diferentes combinações de crepes e waffles, enquanto o espaço Licor Beirão serviu bebidas como Caipirão, Morangão e Per Se.

Pertiska, Sabores do Kitaba e Ganso’s estiveram em destaque no que diz respeito à procura, mas todas as food trucks presentes no Largo José Afonso tiveram filas de espera e proporcionaram bom feedback do evento.

O recinto contou com insufláveis para crianças e um espaço dedicado aos animais de estimação, além de dois espetáculos, pelo grupo Caipirinha, no dia 8, e pela banda The Exmily, dia 9.

A Associação Street Food Portugal, que tem organizado diversas iniciativas promocionais, é uma entidade independente sem fins lucrativos que pretende fomentar o desenvolvimento, aprofundamento e aprendizagem de produtos que contribuem para o crescimento e inovação do setor, bem como afirmar uma cultura portuguesa de street food, agregando valor cultural, social, turístico e económico.

O conceito deste evento é uma volta a Portugal com viaturas food trucks, com paragem em dez cidade, entre 16 de junho e 12 de novembro.