Sebastião da Gama é Autor do Mês

Uma exposição bibliográfica e documental que examina e celebra a obra de Sebastião da Gama na Biblioteca Pública Municipal de Setúbal, mostrando alguns livros da autoria do poeta do acervo existente neste equipamento.


“Sebastião da Gama” decorre no âmbito das celebrações do centenário do nascimento do poeta e pedagogo, cuja vida e obra está profundamente relacionada com a Serra da Arrábida, onde viveu e que tomou por motivo poético de primeiro plano.

A mostra, realizada também no âmbito do projeto municipal “Autor do Mês”, agrega cerca de duas dezenas de livros de Sebastião da Gama, como “Diário” e “Cabo da Boa Esperança”, mas também de autores que escreveram sobre o poeta azeitonense, como David Mourão-Ferreira.

A exposição, com entrada gratuita, patente entre 1 e 30 de abril, de segunda a sexta-feira entre as 09h00 e as 19h00 e ao sábado entre as 14h00 e as 19h00, conta ainda com uma biografia em vídeo sobre Sebastião da Gama.

Sebastião Artur Cardoso da Gama nasceu a 10 de abril de 1924, em Vila Nogueira de Azeitão, tendo completado a licenciatura em Filologia Românica em 1947 na Faculdade de Letras de Lisboa.

“Serra-Mãe”, de 1945, foi a primeira obra do poeta editada em vida, seguindo-se “Cabo da Boa Esperança”, de 1947, e “Campo Aberto”, 1951.

No dia 7 de fevereiro de 1952, Sebastião da Gama morre, com apenas 27 anos, vítima de tuberculose renal, doença que sofria desde a adolescência.