Terças com Sebastião da Gama | leituras encenadas

O coletivo PICA – Projeto de Intervenção Cultura e Artes apresentou, no dia 2 de abril à noite, em Setúbal, uma performance inspirada na poesia de Sebastião da Gama, integrada no programa das comemorações do centenário do poeta e pedagogo, a decorrer ao longo do ano.


“A Cada Verso Nasço”, interpretada por João Marques Jacinto, Rosa Maria Petrucci e Sara Loureiro, é uma peça que flui entre a performance e o teatro, partindo de alguns dos poemas de Sebastião da Gama e aborda assuntos relacionados com a vida, o amor, a natureza, a fé e a Serra da Arrábida.

Num cenário composto por bancos e folhas, os três performers atuaram sempre descalços e acompanhados pelo clarinetista Rúben Lopes Jacinto.

Este foi um dos espetáculos do ciclo Terças com Sebastião da Gama, que leva a palco criações de artistas a partir de desafios lançados pela Câmara Municipal, refletindo a vida e obra do homenageado através de cruzamentos multidisciplinares no universo das artes, no âmbito das comemorações dos centenários dos nascimentos de Sebastião da Gama e de Joana Luísa.

Depois de estreia no Montijo, o espetáculo foi apresentado no Rooftop do Fórum Municipal Luísa Todi, com a presença de mais de quatro dezenas de pessoas, que esgotaram a capacidade da sala.

“A Cada Verso Nasço” foi organizado com a parceria local da Câmara Municipal de Setúbal e da Associação Cultural Sebastião da Gama, cujo presidente, Lourenço de Morais, marcou presença no evento.