Hospital dos Pequeninos - 3.ª edição

Uma enchente de utentes de brincar passou, nos dias 23 e 24, pelo Hospital dos Pequeninos, ação lúdico-pedagógica com atividades que ajudam a compreender melhor o mundo da saúde e a reduzir a ansiedade em contexto hospitalar.


No Hospital dos Pequeninos, organizado pela Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa em parceria, localmente, com a Câmara Municipal de Setúbal, os doentes não eram as crianças mas sim os brinquedos, entre peluches, bonecos e outros companheiros da pequenada.

Ao hospital, instalado no Cais 3 do Porto de Setúbal, chegaram mais de 1600 crianças acompanhadas de brinquedos com os mais variados dói-dóis. Depois da sala de espera, uma primeira observação pelos estudantes de medicina na triagem para tentar perceber o que apoquentava os bonecos das crianças.

O circuito de saúde especialmente preparado para os mais novos incluiu a descoberta de várias valências hospitalares, como a sala de imagiologia, o laboratório de análises clínicas e o serviço de desinfeção, assim como o bloco de cirurgia, a sala de tratamento e a farmácia.

O Hospital dos Pequeninos, que esteve pelo terceiro ano consecutivo em Setúbal, contou ainda no circuito com as salas de dentista, em que as crianças eram desafiadas a observar a dentição dos bonecos, e também de nutrição, com conselhos para uma alimentação equilibrada e saudável.

Outros motivos de interesse da iniciativa, direcionada, em particular, a crianças dos 3 aos 7 anos, foram as pinturas faciais com a animadora infantil Zingarela, aulas de incentivo à prática desportiva e a demonstração de receitas saudáveis pela Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal.

Esta edição contou ainda com dicas sobre socorrismo numa ação promovida pelo Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros de Setúbal, enquanto a PSP e a Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal marcaram presença com viaturas que deslumbraram a pequenada.

O Autocarro Geração Saudável, com ações de sensibilização e jogos didáticos para o uso responsável de medicamentos, do Laboratório de Farmácia, da Ordem dos Farmacêuticos, e uma área lúdica com uma exposição de bonecos da Playmobile foram outros motivos de interesse.

A iniciativa, que contou com a participação do vereador com os pelouros da Educação e da Saúde na Câmara Municipal de Setúbal, Ricardo Oliveira, foi dinamizada no âmbito do projeto camarário “Setúbal Saudável”, com vista à promoção de autocuidados ao longo do ciclo da vida.

O Hospital dos Pequeninos, na 17.ª edição, tem como principais objetivos contribuir para a redução do medo sentido pelas crianças quando vão ao médico, ajudar na compreensão do trabalho desenvolvido pelos profissionais de “bata branca” e promover hábitos e estilos de vida saudáveis.

O projeto, iniciado pela EMSA – European Medical Students Association pretende ainda ser uma mais-valia para os estudantes universitários que acompanham as atividades, na medida em que estes também aprendem e começam a desenvolver formas de interação com as crianças num contexto hospitalar.