O Internacional Sado-Tejo – 1.º Campeonato Exóticos da Confederação Ornitológica Mundial, com entrada gratuita, é uma organização do Clube Ornitológico de Setúbal e da Associação de Avicultores de Portugal, com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal, entre outras entidades.

O vereador da Autarquia Manuel Pisco realçou, no dia 10, à tarde, na apresentação do evento, na Casa da Baía, que é “um orgulho para Setúbal poder receber a primeira edição da iniciativa internacional”, naquela que é uma “atividade diferente e que alia as vertentes culturais e desportivas” da ornitologia.

O evento, com a dupla valência de exposição e concurso, tem a particularidade de reunir mais de duas mil aves, somente de categoria exótica, característica que o torna numa iniciativa “única no mundo”, realçou o vice-presidente do Clube Ornitológico de Setúbal, Rui Carricho.

Aquele responsável, em tom de brincadeira, usou uma analogia com uma competição desportiva europeia para realçar a importância do evento. “O Internacional Sado-Tejo é, digamos, como a final de futebol da Liga dos Campeões. Estão presentes alguns dos melhores criadores internacionais.”

O vice-presidente do Clube Ornitológico de Setúbal frisou ainda, a propósito da realização da iniciativa, que “Portugal está a chegar ao topo da ornitologia, com criadores de alto nível e capazes de competir com grandes criadores da Europa, nomeadamente de países como a Itália e a Holanda”.

O Internacional Sado-Tejo – 1.º Campeonato Exóticos da Confederação Ornitológica Mundial, a decorrer ao longo de quatro dias na EB 2,3 Luísa Todi, pode ser visitado no dia 10, das 17h00 às 22h00, nos dias 11 e 12, das 10h00 às 22h00, e no dia 13, entre as 10h00 e as 17h00.

Das mais de duas mil aves em exposição, perto de 1800 estão em competição, após o julgamento de um comité internacional, nos dias 6 e 7, do qual faz parte a holandesa Tonny Kersten. “Estão aves muito boas em competição”, destacou a juíza, que elogiou a organização do evento internacional.

O vice-presidente da Associação de Avicultores de Portugal, Luís Baptista, vincou que o Internacional Sado-Tejo materializa “uma nova forma de ver a ornitologia”.

A par da importância para a “projeção de Setúbal e da região”, frisou que o evento “vai ter, seguramente, uma grande projeção na Europa nos próximos anos”.

Além do Internacional Sado-Tejo – 1.º Campeonato Exóticos da Confederação Ornitológica Mundial, o Clube Ornitológico de Setúbal e a Associação de Avicultores de Portugal organizam ainda, até ao final do ano, mais três exposições de aves, duas em Lisboa e uma em Setúbal.

A cidade sadina recebe, entre os dias 23 e 25 de outubro, o V Campeonato Ornitológico da Costa Azul, competição a realizar na EB+S Ordem de Sant’Iago, na Bela Vista, com abertura oficial no dia 23, às 17h00.