Parque Urbano da Várzea

O projeto europeu BEACON, que Setúbal integrou ao longo de dois anos, elaborou uma publicação com estratégias práticas que atores políticos e escolas podem implementar para responder aos desafios das alterações climáticas.


A publicação, intitulada “Kit de Mitigação das Alterações Climáticas”, dirige-se a governos, municípios, autoridades e escolas europeias, a fim de que possam definir prioridades e ideias práticas para ações de adaptação aos efeitos das mudanças do clima.

A ferramenta, disponível em sete idiomas, incluindo o português e com acesso aberto e gratuito nesta ligação, é, no fundo, uma compilação das investigações e trabalhos realizados ao longo dos três anos em que decorreu o projeto BEACON – Bridging European and Local Climate Action, que agora chega oficialmente ao fim com esta publicação.

O “Kit de Mitigação das Alterações Climáticas”, composto por três publicações distintas, designadamente “Roteiro para a Mitigação das Alterações Climáticas Local”, “Menu de Indicadores” e “Diretrizes”, tenciona auxiliar os atores políticos para novas ações ligadas às adaptações às alterações climáticas, além de permitir encontrar oportunidades de financiamento.

A publicação pode também ser consultada na página oficial do município, em https://www.mun-setubal.pt/acao-climatica/?highlight=beacon.

O BEACON, desenvolvido no âmbito do European Climate Initiative (EUKI), instrumento financiado pela da German European Climate Initiative, resultou de uma parceria internacional entre municípios e outras instituições da Alemanha, de Portugal, incluindo Setúbal, da Grécia, da Polónia, da Roménia e da República Checa, com vista à partilha de experiências e à criação de projetos comuns que visem o desenvolvimento sustentável.

O estabelecimento de uma rede de cooperação e parcerias para aprendizagem conjunta, disponibilizando o acesso a serviços de consultoria e workshops para capacitar técnicos municipais com ferramentas de gestão e facilitação importantes para o desenvolvimento de medidas de descarbonização, foi um dos principais objetivos do projeto.