Setúbal Terra de Peixe

A marca municipal Setúbal Terra de Peixe, de promoção e valorização das atividades relacionadas com o mar, venceu o Prémio Cinco Estrelas Regiões 2021 no distrito de Setúbal, na categoria de Projetos de Promoção Turística.


Recursos naturais, gastronomia, arte e cultura, património e outras áreas regionais de referência nacional foram avaliados num estudo de mercado a nível nacional, no qual os consumidores identificaram, para cada um dos distritos e regiões autónomas, o que consideram extraordinário a vários níveis.

Em 2021, Setúbal Terra de Peixe, marca criada pela Câmara Municipal para desenvolver um plano concertado de promoção e valorização das atividades relacionadas com o mar, foi escolhida pelos consumidores como um dos ícones do distrito de Setúbal.

O projeto municipal venceu o Prémio Cinco Estrelas na categoria “Projetos de Promoção Turística”, no distrito de Setúbal, com um índice de satisfação global de 78,5 por cento no estudo de mercado que mediu o nível de inovação, notoriedade e confiança na marca.

Além de Setúbal Terra de Peixe, outros ícones setubalenses foram reconhecidos como sendo extraordinários e merecedores do Prémio Cinco Estrelas Regiões no Distrito de Setúbal.

O choco frito, na categoria “Cozinha Tradicional Portuguesa”, as tortas de Azeitão, em “Doçaria Regional”, e o Moscatel de Setúbal, em “Produtos Tradicionais Portugueses”, foram os restantes vencedores do concelho de sadino.

Setúbal Terra de Peixe, marca criada em 2012 no âmbito da estratégia municipal de promoção de Setúbal enquanto destino gastronómico de excelência, aposta na valorização dos circuitos de pescado de proximidade e na utilização de espécies comercialmente menos valorizadas, cujo consumo tem um impacte reduzido no ecossistema.

O projeto implementa regularmente um vasto conjunto de ações de promoção turística, nomeadamente em semanas gastronómicas, workshops, aulas de culinária ao vivo, colóquios e feiras nacionais e internacionais.

A marca pretende, assim, dinamizar a cidade de Setúbal pela gastronomia local, reforçar o seu posicionamento no roteiro gastronómico nacional, promover as iguarias regionais com a valorização do pescado e valorizar a tradição, cultura e sustentabilidade relacionadas com o mar e a importância nutricional do peixe na dieta alimentar.