Concerto dos Wet Bed Gang na Herdade da Mourisca

Um concerto dos Wet Bed Gang encheu de jovens a Herdade da Mourisca, concluindo o programa de de 27 de abril das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril no concelho, marcado por outras grandes iniciativas populares, em Setúbal e Azeitão.


O presidente da Câmara, André Martins, o executivo municipal e os presidentes das juntas de freguesia do Sado e de Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra, Marlene Caetano e Luís Custódio, marcaram presença no concerto onde milhares de jovens celebraram o rap e o hip-hop dos Wet Bed Gang.

No início, André Martins afirmou que a Câmara Municipal e as juntas de freguesia de Setúbal “oferecem estes espetáculos para que todos se lembrem” de que estão a ser comemorados “50 anos de liberdade”, que “é preciso defender” pelos portugueses.

É uma luta que temos de continuar para que, daqui por 50 anos, aqueles que vierem a seguir a nós tenham ainda, e muita, liberdade”, disse o presidente da Câmara.

Luís Custódio sublinhou que “só graças à revolução” era possível aquela multidão estar reunida em festa no concerto, porque “Abril é liberdade”, enquanto Marlene Caetano agradeceu às coletividades presentes no evento e pediu ao público que continue “a lutar pelos valores de Abril”.

No final, os autarcas e o público juntaram-se a cantar “Grândola, Vila Morena”, a canção de José Afonso que foi uma das senhas do Movimento das Forças Armadas na revolução de 1974.

No âmbito do programa municipal de comemorações dos 50 anos do 25 de Abril “Venham mais Vinte e Cincos”, o executivo municipal marcou também presença no Piquenique da Liberdade, em Vanicelos, e André Martins esteve em Azeitão na primeira edição do Associa-te à Festa.

O Piquenique da Liberdade, uma iniciativa organizada no Parque de Vanicelos pela União das Freguesias de Setúbal, com o apoio da Câmara Municipal, juntou centenas de pessoas e ofereceu um churrasco acompanhado de música, pinturas faciais e outros divertimentos para as crianças.

André Martins destacou o “projeto de reforço da vez maior” da relação de parceria entre a Câmara Municipal e as juntas de freguesia do concelho, que permite uma aproximação das pessoas e dos problemas, tendo em vista a sua resolução.

Notou que o Poder Local Democrático “resulta da revolução de 25 de Abril de 1974” e que, depois de a liberdade ter sido conquistada pelo povo, “em muitas dimensões, como as liberdades de reunião e de expressão”, há a responsabilidade de transmitir os valores de Abril às novas gerações.

Em Azeitão, a nova iniciativa Associa-te à Festa, uma festa do movimento associativo local organizada pela Junta de Freguesia em conjunto com a Câmara Municipal, levou ao Mercado Mensal de Azeitão jogos tradicionais, desporto, gincanas, oficinas para crianças, música, dança e teatro.

Na visita realizada ao final da tarde, o presidente da Câmara Municipal aproveitou para trocar impressões com os elementos do movimento associativo que tinham bancas no recinto.