25 de Abril | Marcha das escolas "Traz Outro Amigo também"

Mais de oito centenas de alunos participaram na manhã do dia 26 de abril numa marcha de escolas pela Liberdade, que contou com a participação do presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins.


Sob o lema “Traz Outro Amigo Também”, a marcha, integrada nas comemorações locais dos 50 anos do 25 de Abril, teve início no Jardim do Quebedo, com passagens pelas avenidas 5 de Outubro, 22 de Dezembro e Luísa Todi.

Crianças e jovens de todos os níveis de ensino empunhavam cartazes com várias frases alusivas ao 25 de Abril e outras com reivindicações, tais como “Queremos Escolas sem desigualdades”, “Paz, pão, habitação, saúde, educação”, “Sem estudo não há futuro” e “A cultura não existe para enfeitar a vida, mas sim para a transformar”.

O desfile terminou na Praça de Bocage, local onde André Martins enalteceu a importância do evento.

“Esta é uma manifestação de reconhecimento da Liberdade que todos conquistaram no dia 25 de Abril de 1974. A primeira coisa que o povo quando sair à rua fez foi assumir a liberdade de manifestação. Foi o que vocês fizeram aqui hoje também.”

O presidente da Câmara Municipal de Setúbal agradeceu a todos os participantes “por estarem com os valores de Abril e da Liberdade” e a todos os que contribuíram para dinamizar esta ação que evocou os valores e as conquistas de Abril e o poder das artes na intervenção social, educação e cidadania.

No final da marcha, representantes de cada escola leram manifestos sobre os valores da Liberdade e a Revolução dos Cravos e houve momentos de música e dança por alunos da Escola Básica 2,3 de Aranguez e da Escola Secundária D. Manuel Martins.

A marcha contou ainda com a participação de alunos do concelho de Palmela, concretamente da Escola Básica Hermenegildo Capelo.