Escola Básica do Montalvão-Laranjeiras - nova biblioteca

A Escola Básica do Montalvão-Laranjeiras  reforça as condições e a qualidade de ensino com a criação de uma nova biblioteca, num investimento realizado pela Câmara Municipal superior a 120 mil euros.


A intervenção em curso, que foi visitada no dia 4 de maio pela presidente da autarquia, Maria das Dores Meira, acompanhada do vereador da Educação, Ricardo Oliveira, consiste na criação de condições para o funcionamento de uma biblioteca numa estrutura metálica que foi instalada há cerca de duas semanas.

O novo equipamento substitui a atual biblioteca da Escola Básica do Montalvão-Laranjeiras, localizada num espaço exíguo e sem as necessárias condições para o funcionamento em pleno.

“Noutras escolas, as crianças têm a possibilidade de usufruir de uma biblioteca condigna, grande e com conforto, e queríamos fazer o mesmo aqui. Estamos muito satisfeitos com esta intervenção. As crianças vão adorar desfrutar desta biblioteca diferente e com melhores condições”, sublinhou Maria das Dores Meira.

Com esta intervenção, destacou o vereador da Educação, Ricardo Oliveira, “todas as escolas básicas do concelho passam a integrar a Rede de Bibliotecas Escolares”.

Isto porque, o atual espaço “não pode ser considerado uma verdadeira biblioteca, pois as bibliotecas não podem funcionar apenas como mero depósito de livros”.

O monobloco que está a ser intervencionado, com conclusão prevista para a segunda quinzena de maio, “tem uma área que permite o desenvolvimento de diversas atividades e é um equipamento de grande qualidade, que oferece todas as condições de conforto”.

O monobloco, com climatização assegurada através de equipamento de ar condicionado, tem duas portas com ligação direta ao edifício escolar através de rampas que permitem o acesso a pessoas com mobilidade reduzida e que se encontram protegidas por dois telheiros.

“É uma biblioteca profundamente inclusiva, porque é acessível a todos, independentemente das suas dificuldades de mobilidade.”

O novo equipamento permite, igualmente, requalificar uma área da escola que se encontrava ao abandono, sem desvirtuar o pomar de laranjeiras característico deste estabelecimento escolar.

Após a intervenção no monobloco executada pela Câmara Municipal de Setúbal, a Rede de Bibliotecas Escolares vai promover uma candidatura a apoios do Ministério da Educação para a conceção do projeto de utilização e ocupação do espaço.

“A Câmara Municipal vai deixar a estrutura devidamente preparada de forma a permitir um grande conjunto de soluções. A Rede de Bibliotecas Escolares decidirá depois a sua utilização.”

A construção da nova biblioteca da Escola Básica do Montalvão-Laranjeiras enquadra-se na estratégia de qualificação contínua do parque escolar desenvolvida pelo município de Setúbal, com o objetivo de assegurar melhores condições de ensino.