Conselho Local de Ação Social - Reunião extraordinária - 24 de abril

O Conselho Local de Ação Social de Setúbal, em reunião extraordinária realizada no dia 24 de abril, emitiu pareceres favoráveis às candidaturas de três instituições a fundos comunitários para a requalificação e alargamento da rede de equipamentos e respostas sociais.


Associação Cristã da Mocidade, com três projetos, Associação de Socorros Mútuos Setubalense e Casa do Povo de Azeitão receberam luz verde para avançar com candidaturas ao Plano de Recuperação e Resiliência que visam o aumento da qualidade e da capacidade de resposta na área das creches.

Os projetos da ACM contemplam a reconstrução do edifício do Montalvão com a criação de seis salas que vão permitir abrir dez vagas de berçário, 48 vagas para bebés de 1 a 2 anos e 60 para bebés dos 2 aos 3 anos, num investimento total superior a um milhão e 300 mil euros.

Esta instituição apresenta também candidaturas para remodelação das cinco salas de creche e a criação de quatro vagas no edifício de Santa Maria, num investimento de perto de 120 mil euros, e a criação de três salas com um total de 44 novas vagas no edifício sede, na Avenida da Bela Vista, com um custo de perto de 170 mil euros.

Já a Associação de Socorros Mútuos Setubalenses vai apresentar uma candidatura ao PRR que visa a adaptação de um edifício para creche, criando dez vagas em berçário, 16 para bebés de 1 a 2 anos e vinte vagas para crianças dos 2 aos 3 anos, num investimento superior a 283 mil euros.

O projeto da Casa do Povo de Azeitão visa, igualmente, a reconversão de espaços existentes para o alargamento da resposta de creche com a criação de oito lugares em berçários e vinte a repartir pelo 1.º e 2.º parques, num investimento de perto de 50 mil euros.

A elaboração dos projetos conta com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal para assegurar o cumprimento dos requisitos técnicos da candidatura, bem como do Centro Distrital de Segurança Social de Setúbal.

O Conselho Local de Ação Social de Setúbal valorizou a coragem das Instituições Particulares de Solidariedade Social que apresentam candidaturas ao PRR e reforçou a importância do aumento das comparticipações financeiras a conceder às entidades.

O vereador com o pelouro dos Direitos Sociais, Pedro Pina, que preside ao CLAS, reiterou todo o apoio da Câmara Municipal e enalteceu o papel das instituições “no desempenho de funções que deveriam ser asseguradas pelo Estado”.

A sessão plenária extraordinária do CLAS de dia 24 de abril contou com 45 pessoas em representação de 35 entidades da rede social do concelho.