Serra da Arrábida | costa

A problemática da poluição marinha por microplásticos ao largo da Arrábida está em destaque numa palestra, em formato digital, que a investigadora Diana Rodrigues conduz a 10 de fevereiro, a partir das 15h00.


A iniciativa “Microplásticos na água, fundo e peixes do Mar da Arrábida”, organizada pela Associação Portuguesa do Lixo Marinho (APLM) com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal, dá a conhecer os resultados de um projeto de investigação desenvolvido por Diana Rodrigues, no âmbito do curso de doutoramento, financiado pela National Geographic.

O mar da Arrábida, além de ser conhecido pelas águas calmas, o encanto das praias e a riqueza da biodiversidade que nele habita, é fonte de subsistência e aproveitado para a realização de várias atividades socioeconómicas, o que lhe confere uma elevada vulnerabilidade à poluição por microplásticos.

O objetivo da investigação conduzida por Diana Rodrigues consiste em perceber quão exposto está o mar ao largo da Arrábida a estes pequenos plásticos, divulgar o diagnóstico realizado e sugerir medidas preventivas.

A bióloga-marinha apresenta nesta sessão o resultado do estudo dos microplásticos presentes nas águas de superfície e de fundo, através de amostras recolhidas em vários locais, e nos peixes capturados neste mar.

A palestra, a decorrer numa sessão online através da plataforma zoom, é de participação gratuita, com inscrição obrigatória pelo preenchimento de um formulário disponível aqui.