Zona Industrial da Mitrena - Sapec Bay

O Parque Industrial Sapec Bay vai acolher uma unidade avançada de conversão de lítio, da Galp e da Northvolt, que representa um investimento de 700 milhões de euros e deve criar cerca de 200 postos de trabalho diretos e 3000 indiretos na região.


“Estamos muito orgulhosos por este ter sido o município escolhido, que, como é reconhecido, tem áreas industriais qualificadas, boas acessibilidades rodoviárias, ferroviárias e portuárias e uma cidade e um meio social e cultural igualmente atrativos”, comentou o presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins.

O anúncio foi feito no dia 13 de abril, em comunicado, pela empresa de energia e pelo fornecedor europeu de células e sistemas de baterias, que para este projeto formaram, com partes iguais, a joint-venture Aurora, a qual planeia iniciar as operações até ao final de 2025 e o começar as operações comerciais em 2026.

O presidente André Martins sublinha que o concelho “merece este investimento”, recordando que “a Câmara Municipal e as juntas de freguesia têm investido na qualificação deste território”, o que é reconhecido como sendo “o resultado de uma grande vontade de fazer mais Setúbal”.

Segundo a joint-venture Aurora, a unidade industrial visa ser “a rampa de lançamento para o desenvolvimento de uma cadeia de valor integrada de baterias de lítio na Europa”.

De entre várias opções, escolheu o Parque Industrial Sapec Bay por ter “acesso a infraestruturas, caminhos de ferro, instalações portuárias e a localização ideal para obter reagentes e reutilizar subprodutos”, nomeadamente pelas indústrias do cimento e do papel e pasta de papel.

Em comunicado, refere que a fábrica, “uma das maiores e mais sustentáveis da Europa, deverá ter uma capacidade de produção anual inicial entre 28.000 e 35.000 toneladas de hidróxido de lítio – um material essencial para a indústria de fabrico de baterias de ião-lítio, que deverá crescer significativamente até 2030”.

Será utilizado “um processo de conversão comprovado, aproveitando os recentes avanços e tecnologias de processamento para aumentar a sustentabilidade e eficiência da operação”, é assegurado pelo consórcio, que também promete usar “energia verde para alimentar o processo de conversão, minimizando assim a dependência do gás natural como acontece na abordagem convencional”.

A unidade deverá ter capacidade para produzir hidróxido de lítio suficiente “para uma produção anual de baterias equivalente a 50 GWh”, valor suficiente para equipar “700.000 veículos elétricos”.

A Northvolt garante “um consumo de até 50 por cento da capacidade” da fábrica setubalense para utilização nas baterias produzidas por si.

“Os parceiros da joint-venture estão irredutíveis quanto à aplicação dos mais elevados padrões de sustentabilidade, nomeadamente na extração e concentração de espodumena, no processamento de hidróxido de lítio, bem como em todos os processos relacionados”, assegura o consórcio.

O CEO da Galp, Andy Brown, refere que este é “o tipo de projeto que Portugal e a Europa devem desenvolver para o crescimento económico e para a construção de um futuro energético sustentável”, considerando que, com a indústria de baterias “em crescimento exponencial”, a Europa deve ter como “prioridade estratégica” a produção sustentável de materiais para o setor.

Agradecemos ao município de Setúbal por nos acolher e esperamos que a nossa parceria seja geradora de emprego e de valor económico”, afirma Andy Brown, enquanto Paolo Cerruti, Co-Fundador e COO da Northvolt, assegura que a futura infraestrutura é “um marco para a Europa no caminho para a construção de um ecossistema completo de baterias no continente, ao mesmo tempo que demonstra uma abordagem sustentável ao processo de conversão do lítio”.