Ateliers de Verão 2022 - Danças urbanas

Crianças e jovens do concelho, dos 6 aos 18 anos de idade, participam no programa “Ateliers de Verão”, promovido pela Câmara Municipal em parceria com os agentes socioeducativos até 28 de julho.


O programa tem como principal objetivo a ocupação saudável dos tempos livres, através de um conjunto diversificado de atividades, de participação gratuita e de caráter desportivo, cultural, recreativo e artístico.

Nesta 25.ª edição, os Ateliers de Verão proporcionam cerca de três dezenas de atividades, como iniciação ao skate, vela, futebol, basquetebol, ginástica, danças, ioga, pilates e taekwondo, entre outras modalidades desportivas, bem como teatro e artes plásticas, promovidas em parceria com mais de uma dezena de associações e instituições.

As atividades ao ar livre, na zona ribeirinha da cidade, como remo, natação em águas abertas e voleibol de praia continuam a ser das atividades mais procuradas pelas crianças e jovens do concelho.

Ateliers de Verão recebem 12 mil euros

A Câmara Municipal de Setúbal aprovou no dia 5, em reunião pública, a atribuição de apoios financeiros no valor global de perto de 12 mil euros a dez entidades, para a realização do programa Ateliers de Verão.

A atividade municipal, na 25.ª edição, constitui “uma marcante resposta social no âmbito do apoio às famílias no acompanhamento das suas crianças e jovens durante os períodos de pausa letiva, em especial nas férias de verão”, refere a proposta aprovada.

No documento, é sublinhado que o envolvimento no projeto de agentes socioeducativos existentes no concelho, como associações culturais e desportivas e coletividades, “é uma mais-valia e um fator crucial para a boa concretização dos ateliers”, em virtude da respetiva experiência e qualificação.

As dez entidades abrangidas pelo apoio da Câmara Municipal de Setúbal, no valor total de 11 mil 527 euros, são a Associação Movimentando a Arte Capoeira, com 690 euros, a Água Ardente – Produções Teatrais, com 326 euros, a Associação Desportiva e Social de Artes Marciais Octógono, com 538 euros, a Remo Clube Lusitano, com 768 euros, e o Scalipus Clube de Setúbal, com 474 euros.

O pacote de apoio da autarquia abrange, ainda, o Núcleo Recreativo e Desportivo Ídolos da Praça, a Liga dos Amigos da Terceira Idade, o ALLaBOARD, o Clube Naval Setubalense e a Sociedade de Estudos e Intervenção em Engenharia Social, que recebem, respetivamente, ajudas no valor de 720, 1152, 924, 3568 e 3291 euros.

De acordo com a proposta apresentada em reunião de câmara, os Ateliers de Verão, “além de ocupar os tempos livres, potenciando os fatores de proteção e diminuir os fatores de risco, ao proporcionar uma maior e melhor qualidade desses momentos, ocupando-os de uma forma saudável, estruturada e estruturante”, procuram, igualmente, “proporcionar a descoberta de novos lugares e partilha de experiências”.

A iniciativa permite que os participantes tenham “acesso a um conjunto vasto de atividades”, proporcionando-lhes “experiências singulares, aquisição de conhecimentos, a descoberta de aptidões, competências pessoais e sociais e o exercício de uma cidadania responsável facilitadora da participação social”, quer individual, quer coletiva.