Inauguração do novo parque infantil Os Flamingos, na Quinta do Meio, Praias do Sado - presidentes da Câmara Municipal, André Martins, e da Junta de Freguesia do Sado, Marlene Caetano

O presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, destacou em 3 de março, na inauguração do novo parque infantil Os Flamingos, em Praias do Sado, o investimento municipal na reabilitação dos cerca de 60 equipamentos do género existentes no concelho.


“No município temos cerca de 60 parques infantis e o objetivo é requalificá-los, porque eles também têm o seu tempo de vida. É isso que estamos a fazer, temos neste momento um investimento na ordem dos 200 mil euros na requalificação dos parques infantis do município”, disse o presidente da Câmara.

André Martins salientou que as crianças “vão poder usufruir a partir de agora de mais este espaço de animação”, localizado na Quinta do Meio, num local onde antes houve outro parque infantil que foi desativado por já não ter condições de segurança, e notou que este era o terceiro já requalificado na Freguesia do Sado, depois dos parques Sonho da Criança e Espaço 2 Gerações.

André Martins afirmou que o investimento de cerca de 60 mil euros neste equipamento – que possui equipamentos especificamente desenhados e com capacidade para serem utilizados por crianças em cadeira de rodas – era feito “em parceria com a Junta de Freguesia”, à qual agradeceu “todo o esforço e empenho na requalificação” dos parques infantis do seu território.

Antes de “desejar à população de Praias do Sado que faça com que as crianças possam ser felizes”, o autarca pediu aos pais para, quando levarem os filhos ao parque infantil, “tomem um pouco de atenção” ao estado em que o mesmo se encontra, porque tem-se verificado que “alguns, certamente muito poucos”, se dedicam, “de vez em quando”, a destruir os equipamentos públicos para as crianças brincarem.

“Trata-se de um investimento público, trata-se de um equipamento que pretende fundamentalmente fazer com que as nossas crianças se desenvolvam e sejam mais saudáveis”, afirmou o autarca ao fazer o apelo aos pais, sublinhando que “o mais importante é fazer com que as crianças sejam felizes e tenham condições para se desenvolver e serem homens e mulheres no futuro”.

A presidente da Junta de Freguesia do Sado, Marlene Caetano, agradeceu à Câmara Municipal pela construção do parque infantil Os Flamingos, “que é tão importante para as crianças da freguesia”, e disse esperar que os habitantes das Praias do Sado “lhe deem bastante uso e ajudem a cuidar” dele, porque “é de todos”.

“Este parque já há algum tempo era esperado. Demorou algum tempo, também, porque se queria um parque personalizado, que tivesse um bocadinho daquilo que é uma identidade característica da freguesia, daí a imagem dos flamingos”, recordou.

A inauguração foi adiada de sábado para domingo por as más condições climatéricas não permitirem realizar a animação que estava prevista, tendo Marlene Caetano considerado que essa “foi a melhor opção”.

O programa da inauguração incluiu animação com mimos, modelagem de balões, pinturas faciais, música e malabarismo, contratada pela Junta de Freguesia do Sado, que deu apoio logístico ao investimento da Câmara Municipal e reparou os muros e vedações do recinto.