Semana Europeia da Mobilidade | Bike to Work

Pedonalização de ruas do centro histórico, demonstração de veículos amigos do ambiente e iniciativas de sensibilização da população para meios de transporte alternativos foram ações promovidas pela Câmara Municipal de Setúbal que assinalaram o Dia Europeu Sem Carros.


As atividades, realizadas no dia 22, na Praça de Bocage, no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade, contaram com a presença da vereadora de Mobilidade da Câmara Municipal de Setúbal, Rita Carvalho, que defendeu que é preciso ir mais longe nesta área.

“O Dia Europeu Sem Carros é um dia simbólico em que são feitas ações que chamam a atenção para estas matérias emergentes. Mas é apenas um dia. Obviamente que temos de ir mais longe. As medidas têm de ser mais contínuas, que criem sistemas alternativos de mobilidade”, vincou a autarca.

A falar na Praça de Bocage, nas comemorações do Dia Europeu Sem Carros, Rita Carvalho recordou que a bicicleta é ainda um meio de transporte pouco respeitado pelos automobilistas.

“Há uma questão que não deve ser esquecida. Segundo o Código da Estrada, a bicicleta pode ser usada nas faixas de rodagem. O que acontece hoje é que temos as cidades e a mentalidades estruturadas para o carro e sempre que vemos uma bicicleta achamos que é um intruso.”

O programa de atividades que assinalaram o Dia Europeu Sem Carros incluiu a iniciativa “Bike to Work”, promovida pelo projeto Somos CMS, da autarquia sadina, com o objetivo de apelar aos trabalhadores municipais e à população em geral para realizarem de bicicleta o trajeto diário entre a residência e o local de trabalho.

No caso do trabalhador Nuno Godinho, as deslocações no velocípede de duas rodas não se resumem a esta ação, pois, diariamente, este é o meio de transporte que utiliza há cerca de um ano para chegar ao local de trabalho.

“Poupo dinheiro, faço exercício e tenho gosto pelo ciclismo. A transição foi fácil. Tem sido uma ótima experiência. Até troquei o carro a gasóleo pela bicicleta”, revela.

A programação do Dia Europeu Sem Carros contou, na Praça de Bocage, com uma exposição subordinada aos transportes amigos do ambiente e a disponibilização de cicloficinas, com assistência técnica gratuita a utilizadores de bicicletas.

Em virtude desta iniciativa, o trânsito na Praça de Bocage e as ruas Arronches Junqueiro e Pereira Cão foram encerradas durante todo o dia ao trânsito automóvel.

O conjunto de iniciativas promovidas neste âmbito incluiu ainda ações de sensibilização para a mobilidade em modos mais sustentáveis e suaves e para a promoção da utilização do transporte público e do passe Navegante na Área Metropolitana de Lisboa, com a exibição de pequenos filmes sobre o tema, no Cinema Charlot – Auditório Municipal, no Interface de Transportes de Setúbal e noutras instalações municipais

Além deste programa próprio, a Câmara Municipal de Setúbal, para assinalar a Semana Europeia da Mobilidade, associa-se ao “Passeio de Bicicleta Metropolitano – Margem Sul”, ação de sensibilização promovida pela TML – Transportes Metropolitanos de Lisboa, no dia 24, para incentivar à utilização da bicicleta.

Com ponto de encontro marcado para as 09h30, os ciclistas partem do Largo José Afonso, em Setúbal, e seguem para a EN 10 até à rotunda dos Picheleiros, Azeitão, onde se juntam a participantes dos concelhos de Palmela e Sesimbra. O passeio termina no Parque da Vila, em Quinta do Conde, Sesimbra, cerca das 12h00.

A autarquia associou-se, igualmente, em 17 de setembro, ao passeio de bicicleta “Azeitão Fancy Women Ride Bike”, um evento mundial de promoção independente dedicado em exclusivo a mulheres, que tem um dress-code, exigindo que as participantes se vistam com um look fancy, mostrando o seu lado chique.