Moradores acompanham autarca em visita do Ouvir a População, Construir o Futuro no Vale no Cobro

O presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião, Luís Matos, e o vereador com o pelouro das Obras Municipais na Câmara Municipal de Setúbal, Carlos Rabaçal, realizaram a 29 de abril um périplo pelo bairro do Vale do Cobro, no qual foram guiados por um grupo de moradores, previamente constituído em reunião pública, no âmbito do programa municipal “Ouvir a população, Construir o futuro”, para aferir as principais necessidades e analisar possíveis soluções para as mesmas.


À semelhança do que aconteceu noutros bairros, os autarcas da Junta de Freguesia de São Sebastião e da Câmara Municipal de Setúbal encontraram-se com moradores para ouvir as suas sugestões e incluir os seus contributos nas requalificações em curso e em análise.

O mote para o encontro foi a intervenção executada na avenida das Descobertas, durante o mês de abril, que permitiu melhorar a segurança de circulação rodoviária e pedonal, indo ao encontro das preocupações expressadas pelos moradores em reuniões no âmbito do programa municipal “Ouvir a População, Construir o Futuro”.

Executada pela Câmara Municipal de Setúbal, com o apoio da Junta de Freguesia de São Sebastião, a obra consistiu na substituição da passadeira existente frente ao Centro de Saúde, por uma nova, dotada de condições especiais.

Além do rebaixamento do pavimento pedonal e da colocação de lajetas pitonadas, em ambos os sentidos da artéria, assegurando que os cidadãos com mobilidade reduzida possam circular sem esforço acrescido, os trabalhos incluíram a aplicação de um novo tapete betuminoso, com massas asfálticas adquiridas pela Junta de Freguesia.

A requalificação culminou com a implementação de um sistema antiderrapante antes e sob as passadeiras, através da aplicação de um revestimento de alta fricção que aumenta a aderência em cerca de 50 por cento, reduzindo significativamente a distância e o tempo de travagem das viaturas.

As questões de trânsito, tais como a marcação de mais passadeiras no bairro e a reordenação da circulação rodoviária na transição entre a Avenida das Descobertas e a rua da Eletricidade, foram abordadas durante a visita, tendo Carlos Rabaçal, vereador da Câmara Municipal, garantido que as mesmas seriam alvo de estudo por parte dos serviços municipais.

A revitalização do espaço de onde foi retirado o parque infantil, por solicitação dos próprios moradores, dado que o equipamento era mal utilizado e sistematicamente vandalizado, foi também discutida durante o encontro, tendo os moradores sugerido a colocação de bancos, a pintura de jogos tradicionais infantis no piso e a dinamização de atividades, organizadas pelos cidadãos, com o apoio da Junta de Freguesia e da Câmara Municipal, tal como ocorre noutros bairros do concelho.

A requalificação e reorganização de bancos de jardim, a substituição de papeleiras, a remoção de viaturas abandonadas na via pública, assim como de monos aglomerados junto aos contentores de resíduos urbanos sólidos, foram outras das necessidades apontadas durante o encontro.