Seminário "Uma Escola de Todos – Utopia ou Realidade"

O presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, voltou a defender a escola pública, no dia 14, na abertura do seminário “Uma Escola de Todos – Utopia ou Realidade”, no qual reiterou o compromisso de continuar a lutar pela melhoria das condições de ensino no concelho.


“A escola desempenha um papel crítico na integração dos jovens na sociedade quando oferece igualdade de oportunidades, promove a inclusão e ensina o respeito pela diferença. Para respeitarmos estes princípios precisamos, obrigatoriamente, de continuar a qualificar a escola pública”, evidenciou o autarca.

André Martins falava no auditório da Escola Secundária Sebastião da Gama, onde participou na sessão de abertura do seminário promovido pela Associação de Solidariedade Social dos Professores,

Perante dezenas de elementos da comunidade educativa, o presidente da Câmara Municipal de Setúbal voltou a considerar a delegação de competências na área da educação da administração central para as autarquias como um processo “mal feito e injusto” em diferentes matérias, incluindo a financeira.

O autarca referiu ainda que há escolas “que foram entregues à Câmara Municipal em muito mau estado, no âmbito da transferência de competências, e que necessitam de profundas e urgentes intervenções”, o que, ao longo dos primeiros nove meses do ano de 2022, implicaram despesas superiores a 1 milhão e 300 mil euros não suportadas pelos valores transferidos do Orçamento do Estado.

No entanto, adiantou que a Câmara Municipal já está a trabalhar “nos projetos de requalificação de quatro escolas”, designadamente a secundária de Bocage e as básicas de Azeitão, Aranguez e Barbosa du Bocage.

André Martins apontou, nas palavras dirigidas aos professores presentes, a importância da assinatura dos protocolos da Escola a Tempo Inteiro com os agrupamentos escolares e associações de pais.

“A viabilização destas ações significa um investimento municipal superior a um milhão de euros neste ano letivo”, vincou o presidente do município.

Depois de saudar o facto de o concelho registar um “aumento substancial da população escolar em todos os níveis de ensino, num tempo em que o país passa pela bem conhecida dificuldade demográfica”, recordou que avança em breve a construção do Centro Escolar Barbosa du Bocage, no âmbito da Operação Integrada Local na União das Freguesias de Setúbal.

André Martins recordou ainda a luta dos professores pela valorização das carreiras e garantiu que a situação profissional dos docentes e “a sua justa insistência em recuperar o que lhes é devido” estão no centro das preocupações do município.

O seminário “Uma Escola de Todos – Utopia ou Realidade?” foi dinamizado no âmbito das Jornadas Pedagógicas em Setúbal, uma iniciativa da Delegação de Setúbal da Associação de Solidariedade Social dos Professores, em colaboração com os agrupamentos de escolas do concelho, Câmara Municipal e Instituto Politécnico de Setúbal.