Aniversário dos 30 anos do Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau

O apoio inabalável ao desenvolvimento da atividade e trabalho associativo foi reiterado a 11 de junho pelo vereador da Cultura na Câmara de Setúbal, Pedro Pina, na sessão solene dos 30 anos do Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau.


Na cerimónia realizada na sede da coletividade setubalense, o vereador Pedro Pina destacou o trabalho dinamizado em prol da comunidade e para a cidade, ao longo de três décadas de existência, pelo Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau, fundado a 11 de junho de 1993.

“Esta é uma grande família. Sabemos bem o papel que esta coletividade presta neste bairro e à comunidade que aqui vive. Tal como no passado, agora e no futuro, podem sempre contar com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal para continuar este caminho”, afirmou o autarca.

Pedro Pina reiterou que o município é parceiro presente, independente da dimensão ou do momento da coletividade. “A vida de uma coletividade atravessa momentos altos e baixos. Câmara é um parceiro sempre esteve e está ao lado das coletividades, não importa a dimensão.”

O presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião, Nuno Costa, ao felicitar a passagem de mais um aniversário do Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau, destacou o empenho dos dirigentes associativos e enalteceu a importância das coletividades “para a coesão do tecido social”.

A capacidade de resistência e resiliência do movimento associativo, em particular na “valorização e exaltação dos valores para a construção democrática”, foi evidenciada pelo autarca, para apontar “a vida” que a coletividade traz ao Bairro Santos Nicolau, sobretudo nas esferas desportiva e cultural.

Já o presidente do Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau, Agostinho Ferreira, vincou o trabalho de superação alcançado pela atual direção. “Superámos tempos difíceis e recuperámos a imagem da coletividade”, afirmou, saudando o empenho dos associados.

O dirigente associativo destacou que a coletividade está a ganhar paulatinamente mais fulgor, evocando conquistas mais recentes, como a reativação da seção de pesca desportiva de alto-mar e o primeiro lugar da edição 2022 do concurso das Marchas Populares de Setúbal.

O programa das comemorações incluiu, ontem de manhã, a cerimónia de hastear da bandeira na sede da coletividade e uma missa de homenagem aos associados falecidos, na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, enquanto no sábado houve um baile de rua com animação a cargo de André Patrão.