Conselho Local de Ação Social de Setúbal reuniu a 25 de agosto

O Conselho Local de Ação Social de Setúbal – Rede Social, em reunião realizada a 25 de agosto, na Sala de Sessões dos Paços do Concelho, emitiu pareceres favoráveis à candidatura de quatro projetos à 9.ª Geração do Programa Escolhas.


“Sem (In)Diferenças”, da APPACDM de Setúbal, “Inclusão em Movimento”, pela Associação Ritmus Bounce Academia de Dança, “TT – Teia Trampolim”, da Sociedade de Estudos e Intervenção em Engenharia Social, e “Jovens Olímpicos”, da ACM/YMCA Setúbal, foram os quatro projetos a receber luz verde para avançar com candidatura.

As necessidades do território, assim como os instrumentos estratégicos da Rede Social de Setúbal, foram determinantes para os pareceres favoráveis às candidaturas emitidos na reunião plenária, presidida pelo vereador Pedro Pina, da Câmara Municipal de Setúbal, com 35 participantes em representação de 26 entidades parceiras do Conselho Local de Ação Social de Setúbal.

O grupo de trabalho enalteceu ainda o facto de algumas das entidades promotoras destes projetos se candidatarem, pela primeira vez, ao Programa Escolhas, para depois destacar a relevância dos mesmos, uma vez que se destinam a territórios do concelho nos quais não existe o tipo de intervenção contemplada.

O “Sem (in)Diferenças”, promovido pela APPACDM de Setúbal, é para ser implementado entre 1 de outubro de 2023 e 30 de agosto de 2026 no Bairro da Bela Vista, na freguesia de São Sebastião, com o objetivo de abranger, diretamente, um total de sessenta crianças e jovens entre os 6 e os 25 anos.

Já o “Jovens Olímpicos”, para o período de 1 de outubro de 2023 a 30 de setembro de 2026, com candidatura pela ACM/YMCA de Setúbal, vai aos bairros da Terroa, Camarinha e Bela Vista, também em São sebastião, abrangendo sessenta crianças e jovens do 3.º ciclo do Agrupamento de Escolas Luísa Todi com contextos sociofamiliares vulneráveis e dificuldades escolares.

O “Inclusão em Movimento”, pela Associação Ritmus Bounce Academia de Dança, é para ser implementado entre 1 de outubro de 2023 e 1 de outubro de 2026 nas freguesias do Sado e de Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra, destinando-se a pelo menos sessenta alunos do 1.º ciclo, com idades entre os 6 e os 10 anos, de contextos socioeconómicos vulneráveis.

No que respeita ao “TT – Teia Trampolim”, da Sociedade de Estudos e Intervenção em Engenharia Social, a implementação vai de 1 de outubro de 2023 a 30 de setembro de 2026, com ações direcionadas para a Escola Básica e Secundária Lima de Freitas e bairros do Casal das Figueiras, do Viso e dos Pescadores, envolvendo 65 jovens dos 12 aos 20 anos.

Os projetos apresentados na reunião plenária propõem-se a desenvolver atividades que se enquadram em duas áreas estratégicas de intervenção definidas pelo Programa Escolhas, “Educação, Formação e Emprego” e “Dinamização Comunitária e Cidadania”.