25 Abril - exposição As Mulheres na Resistência à Ditadura em Setúbal

Uma exposição de homenagem às mulheres setubalenses resistentes à ditadura está patente desde o dia 20 de abril na Avenida Luísa Todi, na qual se mantém patente ao público até 29 de junho.


“Mulheres na Resistência à Ditadura em Setúbal” dá título à mostra organizada pela Câmara Municipal de Setúbal, no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, através do projeto Venham Mais Vinte e Cincos, e presta homenagem a perto de 20 mulheres, colocando-as no epicentro da história da oposição ao regime ditatorial.

O historiador e investigador Diogo Ferreira apresentou a mostra, a qual resultou da consulta de vários processos individuais do fundo da PIDE no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, da leitura de obras do Professor Albérico Afonso e da realização de perto de uma dezena de entrevistas.

A exposição, com uma extensão complementar no Museu do Trabalho Michel Giacometti, com um documentário produzido a partir das entrevistas realizadas, contou na inauguração com a presença, entre outros, do vereador da Cultura na Câmara Municipal de Setúbal, Pedro Pina.

“Continuamos a acreditar que Abril é um caminho que nós precisamos de fazer e, para isso, vamos encontrando formas e estratégias de tentar explicar que esta memória, este passado, aconteceu mesmo, e que não é uma narrativa que estamos a construir sobre qualquer ficção”, afirmou o autarca.

“Mulheres na Resistência à Ditadura em Setúbal”, apesar de centrada em histórias e testemunhos de vida de cerca de vinte mulheres, é dedicada a todas as setubalenses que, direta ou indiretamente, resistiram à ditadura em Setúbal, que foram presas pela PIDE/DGS ou que participaram na oposição clandestina no contexto local.

O programa completo do Venham Mais Vinte e Cincos pode ser consultado na nova página de internet inteiramente dedicada às comemorações locais dos 50 anos do 25 de Abril e no site oficial do município de Setúbal.