Sebastião da Gama | 95.º aniversário

Setúbal assinala a data do centenário do nascimento do poeta Sebastião da Gama, 10 de abril, com um conjunto de atividades, todas de entrada gratuita, que decorrem em vários pontos do concelho.


Uma sessão evocativa com a deposição de flores na estátua de Sebastião da Gama, às 10h00, em Vila Nogueira de Azeitão, dá início à programação, organizada pela Câmara Municipal de Setúbal, com a parceria da Junta de Freguesia de Azeitão e da Associação Cultural Sebastião da Gama.

Uma hora depois, às 11h00 realiza-se uma visita ao mural dedicado a Joana Luísa e Sebastião da Gama, em elaboração pelo artista SAMINA desde o dia 1 de abril na Casa do Povo de Azeitão – Centro Infantil Sebastião da Gama.

No período da tarde, as comemorações passam para o centro da cidade, com o momento de leitura de poemas “Quando eu nasci…”, pelo TAS – Teatro Animação de Setúbal, às 18h00.

O apontamento cultural decorre no Salão Nobre dos Paços do Concelho, onde, de seguida, às 18h30, há mais uma sessão de “Ler Sebastião da Gama”, com Guilherme d’Oliveira Martins, que já desempenhou diversos cargos ligados à cultura.

Este ciclo de conferências, que já contou com a participação de nomes como Alberto Manguel, Pedro Mexia, Viriato Soromenho-Marques e Fátima Ribeiro de Medeiros, faz parte de um vasto conjunto de atividades criadas para o programa comemorativo do Centenário de Joana Luísa e Sebastião da Gama, a decorrer desde fevereiro de 2023.

À noite, o programa volta a Azeitão, para o lançamento do livro “Sebastião, o menino que nasceu poeta”, de Idalina Veríssimo, com ilustrações de Cristina Arvana, às 21h00, na Casa-Memória Joana Luísa e Sebastião da Gama.