O presidente da Câmara Municipal, André Martins, entregou na manhã de dia 22 à Universidade Sénior de Setúbal as chaves das instalações após a conclusão das obras da segunda fase de ampliação, um investimento de mais de 150 mil euros, assumido pela autarquia.


“A população mais idosa pode dirigir-se agora ao centro da cidade, a um espaço verde de referência, o Parque do Bonfim, e aqui usufruir daquilo que é a qualidade de vida que a cidade oferece e, ao mesmo tempo, aproveitar para frequentar as aulas e para conviver”, sublinhou o autarca.

Acompanhado do vereador das Obras Municipais, Carlos Rabaçal, André Martins realçou também a pertinência do investimento camarário para melhor servir as populações.

“Continuamos este trabalho sempre com o objetivo de servir melhor as populações. Quando estamos a comemorar os 50 anos do 25 de Abril esta é a demonstração de que em Setúbal continuamos a cumprir Abril”, referiu.

A Uniseti – Universidade Sénior de Setúbal proporciona agora um maior bem-estar aos seus utilizadores, num edifício prefabricado de madeira com uma área coberta com cerca de 90 metros quadrados.

O presidente do conselho de administração da UNISETI, Arlindo Mota, agradeceu ao presidente André Martins, ao vereador Carlos Rabaçal, aos técnicos municipais e a todos os que estiveram envolvidos na ampliação das instalações.

“Quero expressar a gratidão profunda da universidade em relação ao presidente e à vereação pela atitude de tornar o impossível em provável e o provável em executável”, referiu.

O novo edifício tem as paredes exteriores em madeira maciça tratada com revestimento exterior em ripado de madeira e as paredes interiores em madeira maciça com isolamento térmico e acústico e acabamento em aglomerado de madeira.

O acesso ao edifício, com quatro divisões, destinadas a entrada, secretaria, direção e arrumos, inclui rampas interiores e exteriores em madeira lamelada colada, adaptadas a pessoas com mobilidade reduzida, no primeiro caso com revestimento em pavimento vinílico e no segundo em deck de pinho tratado.

A obra, adjudicada à empresa Arcolago – Arquitetura e Construção, Ld.ª por 148 mil e 010,48 euros, aos quais acresce a taxa de IVA, incluiu a execução de instalação elétrica e de infraestruturas de telecomunicações, a extensão da instalação de segurança contra incêndios de edifícios e a montagem de um sistema de climatização por ar condicionado, entre outros trabalhos.

A primeira fase da ampliação das instalações da UNISETI, igualmente no valor de mais de 150 mil euros, a cargo do município, foi concretizada há um ano e incluiu a construção de um auditório e de uma sala destinada à prática de ioga num edifício com as mesmas características, com dois volumes e uma área total de construção de 111 metros quadrados.