Cuidadores informais com encontro em Setúbal

O estado atual das políticas, dos apoios e da legislação na área dos cuidadores informais está em foco num encontro nacional, a 4 de novembro, no Cinema Charlot – Auditório Municipal, com a participação do Presidente da República.


O V Encontro Nacional de Cuidadores Informais, a realizar ao longo do dia, em formato presencial e online, é organizado pela Associação Nacional de Cuidadores Informais e conta com vários apoios, entre os quais o da Câmara Municipal de Setúbal.

A sessão de abertura do evento, às 09h00, conta com intervenções do presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, da presidente da Associação Nacional de Cuidadores Informais, Liliana Gonçalves, e da secretária de Estado da Promoção da Saúde, Margarida Tavares, ainda por confirmar.

Na parte da manhã, o encontro conta com as conferências “Itinerários e Contradições de uma política familiar: o Estatuto do Cuidador Informal em Portugal” e “O Papel dos Municípios na Implementação do Estatuto do Cuidador Informal”, assim como uma intervenção, às 12h00, do Presidente Marcelo Rebelo de Sousa.

À tarde, o evento inclui as apresentações “Políticas Regionais: as alterações necessárias ao Estatuto do Cuidador Informal nas Regiões Autónomas dos Açores e Madeira”, “Projetos de Intervenção com Cuidadores Informais” e “Estado atual da Implantação do Estatuto do Cuidador Informal em território continental”.

A sessão de encerramento do V Encontro Nacional de Cuidadores Informais está agendada paras as 17h30 e conta com uma intervenção pela secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes.

O evento, com participação gratuita para cuidadores informais, tem inscrições a decorrer na página oficial da associação, acessível nesta ligação.

A Associação Nacional de Cuidadores Informais tem por missão a defesa dos interesses dos Cuidadores Informais e da atividade democrática para a definição e aplicação de políticas públicas, nomeadamente o Estatuto de Cuidador Informal.

Uma Linha de Apoio Psicológico destinada aos cuidadores informais está disponível desde 1 de setembro, numa iniciativa da Europacolon Portugal – Associação de Luta Contra o Cancro do Intestino, através dos números 960 199 759 e 808 200 199.