Projeto de monumento a Vasco Gonçalves, de Siza Vieira

O projeto do monumento elaborado pelo arquiteto Siza Vieira de homenagem ao antigo primeiro-ministro Vasco Gonçalves é apresentado publicamente no dia 11 de novembro, às 15h00, no Museu do Trabalho Michel Giacometti.


A sessão pretende dar a conhecer a peça de mármore de Estremoz, representada por uma figura humana com os braços apontados ao céu, destinada a ser colocada na Alameda D. Afonso Henriques, em Lisboa.

A apresentação do projeto conta com a participação do presidente da Associação Conquistas da Revolução, Batista Gonçalves, instituição que organiza o evento em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal.

Vasco Gonçalves, militar e antifascista, intimamente ligado ao Movimento das Forças Armadas e aos acontecimentos que ditaram o derrube da ditadura fascista, assumiu diversos cargos após o 25 de Abril de 1974.

Quatro vezes primeiro-ministro em governos provisórios, entre 17 de julho de 1974 e 8 de agosto de 1975, foi integrou ainda o Conselho da Revolução, órgão incumbido de garantir o funcionamento regular das instituições democráticas e o cumprimento da Constituição Portuguesa.