23° Muito nublado
Festas do Mar - exposição de José A. Carvalho

Uma mostra fotográfica de José A. Carvalho, inaugurada a 6 de julho no Museu do Trabalho Michel Giacometti, desvenda e partilha aspetos da história recente de três celebrações religiosas da comunidade piscatória setubalense.


“Festas do Mar”, patente até 15 de setembro, evoca memórias da Festa de Nossa Senhora do Rosário de Troia, do Novo Círio da Arrábida de Setúbal e da Festa do Senhor Jesus do Bonfim, tradições religiosas representadas numa profunda devoção das gentes do mar.

Rituais de fé, realizados ao longo dos séculos, antes ou depois das saídas para o mar, em que os marítimos pedem ajuda divina para uma boa faina ou para agradecer a chegada a terra sãos e salvos, são mostrados em 22 imagens captadas pela lente de José A. Carvalho, que se dedica a fotografar as três festividades com regularidade, desde 2010.

A inauguração contou com as presenças do vereador da Cultura, Pedro Pina, do autor e de representantes das comissões de festas de Nossa Senhora do Rosário de Troia, Senhor Jesus do Bonfim e Novo Círio da Arrábida.

A exposição, organizada pela Câmara Municipal de Setúbal, pode ser visitada, gratuitamente, de terça a sexta-feira das 09h00 às 18h00, e ao sábado, das 15h00 às 19h00.