Centésimo aniversário do Núcleo de Setúbal da Liga dos Combatentes

A vice-presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Carla Guerreiro, felicitou no dia 30 de março o Núcleo de Setúbal da Liga dos Combatentes, a completar cem anos, por perpetuar a memória das vítimas feitas pelas guerras, e fez um apelo à paz.


“Deixo uma especial saudação a esta instituição, que, ao longo de cem anos, soube manter viva a memória dos que combateram, a memória dos que se sacrificaram, e desejo que continue a ser um promotor desta recordação”, sublinhou a autarca na cerimónia comemorativa do centésimo aniversário do núcleo, realizada no sábado, no Hotel Cristal.

Carla Guerreiro afirmou que comemorar este aniversário “é, acima de tudo, celebrar a paz e homenagear homens e mulheres que deram a vida em combate ou que ficaram para sempre com marcas indeléveis no corpo e na alma”.

Tendo em conta que “a paz é um imperativo”, pois as guerras “semeiam a morte, a miséria, a tristeza e a pobreza”, a vice-presidente da Câmara Municipal de Setúbal apelou à necessidade de se criarem “as necessárias condições para que se faça a paz entre os povos e evitar novos conflitos com incalculáveis custos económicos e socais e, sobretudo, com perda de vidas humanas”.

As comemorações do centésimo aniversário da instituição incluíram, entre outras iniciativas, a palestra “Núcleo de Setúbal da Liga dos Combatentes – 100 anos de História”, por Fernando Rita, e a atribuição de medalhas e diplomas de apreço.