Céu limpo

O mês do Diálogo Intercultural é uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Setúbal desde 2008, em parceria com instituições do concelho de diferentes áreas de intervenção e representativas de variados grupos ou áreas de interesse.

A autarquia, que, no início, desenvolveu o projeto essencialmente em parceria com as associações de imigrantes do concelho, tem alargado o espectro de atuação a associações e instituições de outra natureza, bem como a outros serviços municipais.

Maio – Diálogo Intercultural afirma-se em Setúbal como um momento de partilha e de trabalho conjunto, com o objetivo de promover o diálogo e convívio interculturais, através da dinamização de iniciativas que apelam à celebração da diversidade cultural e ao exercício da cidadania.

Por via deste programa, é incrementada a interação positiva entre grupos culturalmente distintos, valoriza-se a diversidade cultural como potencial de desenvolvimento humano e social, destaca-se o trabalho desenvolvido pelas associações de imigrantes e grupos informais representativos de comunidades específicas, o que potencia e apoia a presença destes movimentos no espaço público, bem como o respetivo sentimento de pertença à comunidade.

A promoção do trabalho entre associações e comunidades, fomentando sinergias que refletem aspetos de fusão e de diálogo entre culturas, é outro benefício do projeto Maio – Diálogo Intercultural.

As atividades desenvolvidas no âmbito do programa destinam-se ao público em geral e abrangem áreas de atuação tão distintas como debates, cinema, gastronomia, exposições, desporto ou música.