Maktub Dance Festival 2023

Performances de dança e música, mostra de produtos típicos, workshops e um espetáculo de fogo foram atrativos do Maktub Dance Festival, realizado nos dias 30 de junho, 1 e 2 de julho, no Parque do Bonfim.


O certame proporcionou ao longo de três dias um vasto leque de atividades para a população, com o objetivo de dar a conhecer algumas das referências de saberes e sabores que constituem a cultura árabe, em particular a dança, a música, o artesanato e a gastronomia.

A dança foi um dos principais atrativos do evento organizado pela Câmara Municipal de Setúbal, com vários espetáculos no Palco Maktub, em que se incluíram apresentações com alunas das escolas de dança oriental Andreia Gravata – Dança Oriental e Catarina Branco Oriental Studio.

Também houve “Movimentos Árabes”, com bailarinas que apresentaram diferentes estilos presentes na dança oriental, “Uma viagem pela dança oriental”, feita de dança e percussão ao vivo, e uma apresentação de dança oriental pelas alunas das turmas de iniciação das escolas de dança Andreia Gravata e Catarina Branco Oriental Studio.

A música foi outro dos atrativos do certame, com concertos no Palco Maktub a cargo do projeto musical Al Maram Trio, acompanhado de dança pelas bailarinas Andreia Gravata e Catarina Branco, e de Eduardo Ramos Trio, que proporcionou uma viagem pela música árabe.

Já o Palco Maktub Souk foi preenchido, ao longo dos três dias, com animação musical a cargo do multi-instrumentista Alan Asaad,

O Maktub também passou pelas instalações da Uniseti – Universidade Sénior de Setúbal, localizadas no parque, que acolheram uma aula aberta de iniciação à dança oriental com Andreia Gravata e um workshop de movimento expressivo dedicado ao público infantil inspirado na temática “A Lenda da Moura Encantada”, conduzido pela escritora Paula Farinhas.

A conversa “Revelando a Essência: Explorando a Dança Oriental e o Feminino”, com Catarina Branco, que abordou a relação entre a dança oriental e o sagrado feminino, um workshop de iniciação ao folclore árabe, por Catarina Branco, e um atelier Marwa Bahgat, para ensinar a fazer cosmética natural, também se realizaram nas instalações da Uniseti.

O Maktub Dance Festival contou ainda com vários stands de venda de produtos típicos da cultura árabe, com frutos secos e caramelizados, ervas e especiarias, kebab, salgados, doces e bebidas frias, a par de fatos de dança, bijutaria e cosmética natural, artigos em pele, artesanato berbere e arte da tatuagem henna.