19° Parcialmente nublado

Setúbal é pioneira de um dos maiores projetos de participação cidadã no país. O Setúbal Mais Bonita chegou em 2011 e assenta principalmente no voluntariado, espírito de cidadania e na colaboração de empresas que apoiam na aquisição de materiais para a execução de iniciativas de melhoria do espaço público urbano.

O projeto, criado e dinamizado pela Câmara Municipal de Setúbal em todo o concelho, envolve anualmente cerca de um milhar de munícipes, que, enquanto voluntários, participam ativamente em centenas de ações de requalificação e embelezamento de espaços e edifícios públicos, escolas e coletividades.

Tradicionalmente, Setúbal Mais Bonita decorre durante três dias, sendo que no primeiro realizam-se somente ações na comunidade e parque escolar. Nos restantes dias são realizadas intervenções de caráter geral nas freguesias do concelho.

Setúbal Mais Bonita está no

Perguntas Frequentes

Quando decorre o Setúbal Mais Bonita?

O projeto não tem data fixa. Habitualmente, decorre no mês de maio.

Quando posso enviar as minhas propostas?

As propostas podem ser apresentadas durante os meses de fevereiro a abril. Os períodos de receção de propostas são anunciados atempadamente nos meses antecedentes a cada edição.

Que tipo de intervenção posso propor?

Pode enviar propostas de reabilitação de espaços e edifícios públicos, associações e outras entidades. Como exemplo de possíveis ações a sugerir encontram-se a pintura de exteriores, o arranjo de espaços verdes, a manutenção de mobiliário urbano ou limpeza de terrenos.

Como submeto a minha proposta?

É simples: através do endereço setubalmaisbonita@mun-setubal.pt. A mensagem deve conter uma descrição da ação proposta (se possível, com fotos atuais do local a intervencionar) e estar devidamente identificada com o nome do proponente ou representante da entidade proponente, além de indicar os respetivos contactos preferenciais.

Sou menor, posso participar enquanto voluntário?

Claro. É um projeto de participação de todos para todos. No caso de ser menor, o voluntário pode participar através do estabelecimento escolar em que se insere, caso este tenha planeada uma intervenção, ou integrar uma equipa com voluntários de maiores de idade.

Como podem as empresas colaborar?

As empresas podem colaborar ao abrigo da Lei do Mecenato, contribuindo na aquisição de consumíveis de pintura e jardinagem, de produtos alimentares para os lanches dos voluntários, de t-shirts ou chapéus. Podem também envolver-se diretamente por via da constituição de equipas de voluntários para os dois dias de ação abertos à população em geral.

Podem ser feitas intervenções em propriedade privada?

Podem, embora de forma condicionada à análise da situação em concreto, sendo necessário obter o parecer favorável por parte da equipa gestora do projeto. O proprietário tem que custear os materiais e o Setúbal Mais Bonita disponibiliza a mão de obra e o apoio logístico.

Sou artista e tenho projeto. Onde posso pintar?

Todos os projetos são considerados e avaliados. Após validação, o Setúbal Mais Bonita propõe um local onde a intervenção artística poderá ser executada. O proponente deve saber de que esta será uma ação pro bono.

Por questões curriculares, tenho direito a diploma?

Sim. Quem necessitar de diploma deve solicitá-lo após a participação em ação do Setúbal Mais Bonita. O pedido deve ser feito através do endereço de correio eletrónico setubalmaisbonita@mun-setubal.pt.

Se a intervenção não for concluída nos dias da ação, fica por acabar?

Nenhuma ação deve ficar por acabar. Os projetos podem ter continuidade, sendo que a finalização da ação poderá depender da disponibilidade das partes interessadas.