As áreas protegidas que representam uma vasta área do concelho – Reserva Natural do Estuário do Sado, Parque Natural da Serra da Arrábida e Parque Marinho Luiz Saldanha – fazem de Setúbal um território privilegiado para a prática de atividades de ar livre.
Seja para desfrutar da paisagem, relaxar e conviver com amigos e família, seja com caráter desportivo, existem diversas propostas para quem procura estar em sintonia com a Natureza.
ObservaNatura
A feira ObservaNatura é organizada pela Câmara Municipal de Setúbal, o ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e a Troia-Natura.
O evento dedicado ao turismo da natureza, de amplitude territorial, decorre na Herdade da Mourisca, na Reserva Natural do Estuário do Sado, no Parque Natural da Arrábida, na baía do Sado e na Península de Troia.
O território destaca-se como um destino de excelência para a prática do turismo de natureza, dispondo de um riquíssimo património natural. Durante o evento o público pode usufruir de várias atividades e iniciativas no segmento do turismo ativo, ornitológico e de lazer em locais privilegiados que patenteiam as atratividades e a oferta turística da região.
Ao longo de três dias, período em que habitualmente decorre o certame, estão disponíveis transferes entre os diferentes pontos onde decorrem as atividades. Incluem paragens na Casa da Baía, no Parque Urbano de Albarquel, no cais de catamarãs, no Moinho de Maré da Mourisca e em Troia.
Habitualmente, cada edição propõe atividades como escalada, caminhadas na Arrábida, observação de golfinhos, stand up paddle, canoagem e vela.
No Moinho de Maré e na Herdade da Mourisca as ações são especialmente focadas na observação de aves.
O local do certame, na Mourisca, integra uma zona de expositores e assume-se como um ponto de encontro não só para turistas ornitológicos, em tornos dos valores associados à biodiversidade, como também para empresários de turismo de natureza, organizações de cariz ambiental, editoras e empresas de material ótico.
No Estuário do Sado realizam-se passeios de observação de aves e estabelece-se ligação às ruínas romanas de Troia através embarcações marítimo-turísticas, com saídas do cais palafítico do Moinho de Maré.
Mais informações em www.observanatura.com
Arrábida Walking Trails

O projeto Percursos Pedestres da Arrábida – Arrábida Walking Trails consiste numa oferta de percursos pedestres em pleno Parque Natural da Arrábida, com uma extensão total de cerca de 44 quilómetros, que percorrem os melhores caminhos que esta área protegida oferece dentro do concelho de Setúbal.
A rede é constituída por quatro percursos de pequena rota (PR), circulares e lineares, que percorrem, na sua maioria, caminhos rurais, ligando pontos de interesse naturais ou históricos, como as aldeias, os caminhos tradicionais, as praias e os pontos mais altos das várias elevações que formam a cordilheira da Arrábida, como o Alto do Formosinho e o Alto da Vigia.