Conferência de imprensa Apresentação Marchas Populares de Setúbal 2023

O presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, destacou a 13 de junho o papel das coletividades na mobilização de centenas de pessoas que participam de forma voluntária nas Marchas Populares, que considera ser a grande festa popular do concelho.


Em conferência de imprensa realizada ao final da manhã de dia 13 de junho, na Casa da Cultura, o autarca enalteceu a “ímpar confraternização” proporcionada por esta “grande festa popular que lançou raízes profundas” e que a Câmara Municipal “se orgulha de estimular e apoiar”, mas sempre consciente de que “são as coletividades e as associações que têm nas suas mãos o poder de fazer e de querer”.

O envolvimento das populações de vários bairros do concelho “sem preconceitos classistas”, uma vez que “esta é uma festa do povo, de todo o povo e para todo o povo”, marca a identidade das Marchas Populares de Setúbal, que, “com mais ou menos marchas, com mais ou menos marchantes, são sempre exuberantes de cor e alegria”.

Esta é uma festa à qual “confluem aqueles que querem participar mesmo que seja só a desfilar, os que saem à rua para gritar pela sua marcha, os artistas, pintores, figurinistas, costureiras, músicos, poetas, ensaiadores, cenógrafos e dançarinos”, que, “todos juntos”, produzem uma “grande ópera popular que é cantada e dançada nas ruas”.

Com seis marchas em competição e uma extraconcurso, da APPACDM Setúbal, o evento, organizado pela Câmara Municipal de Setúbal, tem o desfile de apresentação este sábado, a partir das 22h00, na Avenida Luísa Todi, com entrada gratuita.

União Cultural, Recreativa e Desportiva Praiense, Núcleo de Bicross de Setúbal, Grupo Desportivo Setubalense “Os 13”, União Desportiva e Recreativa das Pontes, Grupo Desportivo Independente e Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau são as coletividades que, por esta ordem, desfilam a tradição bairrista na principal avenida da cidade.

“Ouro no rio, Prata na terra” dá o mote à marcha da União Cultural, Recreativa e Desportiva Praiense ensaiada por Isabel Conceição e com Maria João Dias no papel de madrinha.

A marcha n.º 2, do Núcleo de Bicross de Setúbal, ensaiada por Nuno Rocha e com Maria do Céu Freitas como madrinha, desfila com “O que é que Setúbal tem, bem juntinho ao coração”.

Segue-se o Grupo Desportivo Setubalense “Os 13”, que, ensaiada por João Praia e com Marlene Couto Ferreira como madrinha, escolheu como tema “Ai tesourinha, corta, corta já!”.

A quinta marcha a pisar a Avenida Luísa Todi, a União Desportiva e Recreativa das Pontes, ensaiada por Flávio Fernandes, assegura que “Isto hoje vai dar caldeirada!”. As madrinhas são as fadistas Joana Lança e Carla Lança.

Ivone Vieira Dias é a madrinha da marcha do Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau, que, ensaiada por Rui Conceição, tem como tema “Ai Bairro Santos… tanta recordação a enfeitar cada janela!”.

A última marcha a concurso, do Grupo Desportivo Independente, ensaiada por Bruno Frazão e com Paula de Melo Cruz como madrinha, apresenta “Doce néctar de Azeitão!”.

Com a tradicional participação extraconcurso, a APPACDM Setúbal, que tem como padrinhos Patrícia Rosa e Miguel Assis, evoca “Setúbal dos Laranjais”, sob a condução de Elisabete Moreira.

Todas as coletividades desfilam também ao ritmo de “Setúbal tem outro encanto”, com letra de José Rosa Rosado Motrena e música de José António Fortunato Ricardo, a Grande Marcha de Setúbal 2023, interpretada pela Madrinha das Madrinhas, Sara Margarida, e apresentada como tema comum pelas seis marchas.

A “Grande Marcha de Setúbal 2023” teve como tema “O poeta da Arrábida”, em homenagem a Sebastião da Gama, o que levou o autor da letra a fazer uma investigação profunda sobre o poeta azeitonense.

“A participação no concurso obrigou-me a conhecer melhor o Sebastião da Gama. Fui à Casa-Memória e comprei livros. Li muito e tive algumas ideias que resultaram no poema que apresentei ao meu amigo José Ricardo que gostou e aceitou fazer a Música”, disse José Motrena na apresentação das Marchas Populares 2023.

José Ricardo confessa que inicialmente se mostrou relutante em aceitar o convite por tratar-se de “um concurso com a participação de compositores de peso”, mas após analisar a letra percebeu que estava “muito interessante e bem elaborada”.

Após o desfile de apresentação no dia 17 de junho na Avenida Luísa Todi, na semana seguinte, a noite de todas as decisões do concurso, a 24, realiza-se no Pavilhão Municipal das Manteigadas, a partir das 21h00, com entradas a 3,5 euros.

O júri que vai analisar as marchas a concurso é composto por Teresinha Landeiro (presidente), Carlos Subtil (cenografia), Sónia Marques (figurino), Rafaela Gomes (coreografia), Sara Loureiro (letra) e Pedro Rego (música).