A exibição das cinco ações do PIVZRS no “showroom” da conferência, que se realiza às 17h30, conta com a presença do vereador do Urbanismo da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins. Este programa de requalificação da zona ribeirinha, liderado pela autarquia setubalense, constitui um investimento global de cerca de sete milhões de euros.

A reintegração de áreas degradadas, expectantes e devolutas, a eliminação de polos de descontinuidade negativos para a vivência do espaço urbano e o reforço da qualidade e diversidade da oferta de equipamentos e serviços são objetivos do PIVZRS, que pretende aproximar a cidade ao rio.

A requalificação de espaços públicos da zona da Fonte Nova é um dos projetos do PIVZRS já finalizado, tal como a criação da Casa da Baía – Centro de Promoção Turística.

Em execução encontra-se o projeto de remodelação do mobiliário urbano dos estabelecimentos de restauração e bebidas e a reconversão urbana da frente ribeirinha poente, na Praia da Saúde.

Na fase final está a obra de requalificação e modernização do Mercado do Livramento, tradicional espaço de comércio de Setúbal.

Outros projetos municipais de regeneração urbana apoiados pelo PORLisboa – Programa Operacional Regional de Lisboa no âmbito do concurso “Frentes Ribeirinhas e Marítimas” estão, igualmente, em apresentação na conferência promovida pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo.

Após a sessão de abertura do encontro, às 14h30, intervenções subordinadas à temática “Regeneração Urbana na Região de Lisboa: O que muda nestes territórios?” realizam-se a partir das 15h00, seguindo-se um período de debate, às 16h30.

A reflexão sobre os programas de regeneração urbana apoiados pelos fundos comunitários do PORLisboa, o impacte no território e nas populações e os desafios futuros para a Região de Lisboa são objetivos da conferência “Regeneração Urbana: Que Desafios para o Território?”.