No encontro, realizado no auditório da Escola Secundária de D. João II, foi partilhado um estudo prévio, elaborado no âmbito da estratégia “Mobilidade para Todos – Setúbal em Movimento”, com soluções de intervenção na Avenida Álvaro Cunhal, nas ruas das Caravelas, Luís Homem e Mouzinho de Albuquerque e na Praceta Afonso Paiva.

O vereador com o pelouro das Obras Municipais na autarquia, Carlos Rabaçal, salientou que a proposta de intervenção apresentada ontem é o resultado da conjugação das “necessidades das pessoas e das intenções do município para melhoria da qualidade de vida das populações e, em simultâneo, da imagem urbana”.

A proposta apresentada para aquela área habitacional localizada na entrada norte da cidade envolve a requalificação de vários troços da rede viária e ações de reperfilamento urbano, com a criação de bolsas de estacionamento, a renovação de espaços verdes e a implementação de novas soluções com vista à mobilidade pedonal.

Para a Avenida Álvaro Cunhal, no troço defronte da área habitacional do Monte Belo Norte, está prevista a introdução de passadeiras e a criação de corredores pedonais, a definição de uma área ajardinada no separador central e a adoção de medidas para prevenir o estacionamento abusivo de veículos pesados.

O chefe da Divisão de Planeamento Urbanístico na autarquia, José Miguel Madeira, explicou que a intenção do projeto municipal é conferir à Avenida Álvaro Cunhal “um tratamento mais urbano, com mais condições de usufruto e que permitam a circulação pedonal em devidas condições de segurança”.

Uma ação que se estende ao talude norte daquela avenida, para a qual a Câmara Municipal de Setúbal aponta uma solução que procura humanizar aquele território, com renovados maciços arbóreos, uma zona de estadia e de lazer e a definição de caminhos pedonais de ligação entre a avenida e a área habitacional.

Além da Avenida Álvaro Cunhal, o estudo prévio apresentado aponta soluções para outros quatro locais do Monte Belo Norte, entre os quais a Rua das Caravelas, para a qual está programado o reperfilamento do passeio, o reposicionamento de passadeiras e a conceção de um espaço para paragem de autocarros.

A implantação de bolsas de estacionamento é um dos imperativos do projeto e uma das principais necessidades dos moradores. Por isso, na Praceta Afonso Paiva, o município prevê criar 33 lugares de parqueamento num espaço de lazer que é pouco utilizado pela população.

Já na Rua Mouzinho de Albuquerque, o estacionamento é reordenado e estabelecido um parqueamento temporário com cerca de três dezenas de lugares. “Será uma solução a prazo porque aquela zona contempla o projeto da Escola da Quinta da Caiada”, explicou a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira.

O estudo prévio envolve ainda intervenções na Rua Luís Homem, com a criação de uma bolsa de estacionamento automóvel com um total de 66 lugares.

“Esta reunião é o ponto de partida para a intervenção, com soluções que podem ser melhoradas e implementadas de acordo com as necessidades das pessoas”, vincou.

Nesse sentido, a autarca envolveu os munícipes na constituição de um grupo de trabalho, pois, como sublinhou, apesar de o município estar consciente dos constrangimentos existentes na zona do Monte Belo Norte, a participação de todos no projeto é considerada essencial.

“Já percebemos que as questões estão agora centradas no estacionamento. Mas certamente outras virão. E estamos cá para as resolver”, afirmou Maria das Dores Meira.

Do encontro saiu uma comissão de moradores, a décima sétima já constituída em diversos pontos do concelho para lidar com assuntos específicos, nomeadamente, como neste caso, no âmbito do “Ouvir a População, Construir o Futuro”, projeto que leva o Executivo municipal a percorrer o território para resolver necessidades sentidas pela população.