Este foi o primeiro concerto do projeto setubalense Luísa Todi – Jovens Clássicos, de promoção de cantores líricos em início de carreira, desenvolvido através de uma parceria com o Festival Jovens Músicos, organizado anualmente para RDP – Antena 2 e destinado à descoberta de novos valores na área de instrumentistas de música clássica.

A Orquestra Metropolitana de Lisboa, que também colabora com o projeto setubalense, conduzida pelo maestro Jean-Sébastien Béreau, interpretou vários temas de Mozart, nomeadamente das óperas “Così fan tutte”, “La clemenza di Tito” e “Don Giovanni”.

O reportório, interpretado igualmente pela soprano Cristiana Oliveira e a violinista Tamila Ostapivna Kharambura, incluiu ainda “Concerto para Violino n.º 3”, de Mozart, e as sinfonias para cordas “n.º 8” e “n.º 10”, de Mendelssohn.

No âmbito do projeto Luísa Todi – Jovens Clássicos realizaram-se em dezembro audições de captação de cantores líricos em início de carreira.

A Câmara Municipal de Setúbal pretende assim criar uma rampa de lançamento de carreiras de cantores líricos nacionais, nomeadamente com a constituição de elencos para apresentações em auditórios portugueses em articulação com os instrumentistas do Festival Jovens Músicos da RDP.

O espetáculo realizado este fim de semana ainda não contou com a participação de cantores selecionados nas audições decorridas em Setúbal, mas levantou um pouco o véu sobre as características de futuros eventos promovidos no âmbito do projeto.

A soprano Cristiana Oliveira, 33 anos, recebeu em 2011 uma Menção Honrosa no Concurso Nacional de Canto Luísa Todi, foi distinguida em 2012 com o primeiro prémio no XIV Concurso Internacional de Interpretação do Estoril, enquanto no ano passado ganhou o prémio especial Concerto a Milano no concurso Internacional de Canto Maria Malibran, em Milão, Itália.

A violinista Tamila Ostapivna Kharambura, 21 anos, é uma instrumentista portuguesa, filha de pais ucranianos, docentes do Conservatório de Ponta Delgada. Obteve, em 2011, o Prémio Maestro Silva Pereira no Festival Jovens Músicos.