Olimpíadas Portuguesas da Matemática | Final em Setúbal

Estudantes provenientes de várias regiões do país reuniram-se entre os dias 4 e 7 em Setúbal para a final nacional do concurso Olimpíadas Portuguesas de Matemática, que decorreu no Fórum Municipal Luísa Todi.


 

A final da iniciativa da Sociedade Portuguesa de Matemática contou este ano com o envolvimento da Escola Secundária Sebastião da Gama na organização e o apoio da Câmara Municipal de Setúbal, recebendo a participação de 90 estudantes com idades compreendidas entre os 11 e os 18 anos.

Os participantes na final do evento, que vai na 37.ª edição, foram encontrados através de duas eliminatórias nas quais marcaram presença 42.500 alunos dos ensinos Básico e Secundário, das redes públicas e privada do país.

Durante os quatro dias de permanência na cidade, os jovens não só prestaram provas na Escola Secundária Sebastião da Gama, como tiveram oportunidade de conhecer a cidade.

O programa cultural incluiu um passeio de barco pelo Rio Sado, visitas ao Convento da Arrábida e uma passagem pelo centro histórico da cidade que terminou com uma visita à exposição “A Floresta. Muito mais do que madeira”, patente no Largo José Afonso.

A iniciativa contou ainda com a participação de Inês Guimarães, conhecida na plataforma YouTube pelo canal “MathGurl”, dedicado ao ensino da Matemática, e autora do livro “Desafios Matemáticos que te Vão Enlouquecer”.

A edição de 2019 das Olimpíadas Portuguesas de Matemática, evento que desafia alunos a resolverem problemas matemáticos, terminou com a cerimónia de entrega de medalhas, que contou com a participação da vereadora da Câmara Municipal de Setúbal Carla Guerreiro e durante a qual 36 jovens subiram aos pódios das diferentes categorias da prova.

Os vencedores das categorias A, correspondente aos 8.º e 9.º anos, e B, do 10.º ao 12.º anos de escolaridade, têm a oportunidade de representar Portugal em eventos semelhantes de cariz internacional, depois de frequentarem um estágio do projeto Delfos, no Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra.

Os jovens com melhores prestações no estágio podem integrar as delegações portuguesas que vão marcar presença nas Olimpíadas Internacionais de Matemática, agendadas para julho, no Reino Unido, nas Olimpíadas da CPLP, também em julho, mas com local ainda a anunciar, e nas Olimpíadas Ibero-americanas de Matemática, a decorrer em setembro, no México.

O concurso é organizado pela Sociedade Portuguesa de Matemática em parceria com o Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra e conta com os apoios do Ministério da Educação, da Ciência Viva, da Fundação Calouste Gulbenkian, do Novo Banco e da Pathena.