“Uma Escola, Um Amigo”, projeto que a Câmara Municipal de Setúbal lançou em 2005 para aproximar figuras públicas e instituições da comunidade escolar, recebeu uma dinâmica renovada, com um encontro em que padrinhos e representantes de estabelecimentos de ensino da rede setubalense trocaram ideias para o desenvolvimento de atividades em conjunto.

“Trata-se de um projeto de educação para a cidadania e também de participação cidadã”, sublinhou a presidente da Autarquia, Maria das Dores Meira, durante o encontro que recebeu dezenas de figuras públicas, de representantes de instituições e de elementos das escolas apadrinhadas e no qual também marcou presença o vereador com o pelouro da Educação, Pedro Pina.

“Hoje assinalamos o revigoramento de ‘Uma Escola, Um Amigo’ com outros intervenientes”, acrescentou a autarca, referindo-se às naturais entradas e saídas de que a extensa lista de padrinhos, com perto de uma centena de nomes, foi alvo neste relançamento do projeto.

Uma das principais finalidades do projeto é permitir o contacto dos jovens com personalidades do mundo do trabalho, da cultura, do desporto e das artes no sentido de despertar vocações, interesses, projetos de vida.

Para tal, a Câmara Municipal convidou, como em 2005, empresas, instituições, personalidades e figuras públicas, de diferentes quadrantes sociais, para apadrinhamento de estabelecimentos de ensino e agrupamentos de escolas do concelho de Setúbal.

“De acordo com os projetos educativos e planos anuais de atividades das escolas e as características e disponibilidades de cada padrinho, serão programadas visitas de estudo, encontros, exposições, passeios, festas ou convívios, assim como palestras, seminários, dramatizações e visionamento de filmes. E serão ainda partilhadas histórias de vida”, complementou Maria das Dores Meira.

No encontro do dia 26, precisamente por ter o objetivo de promover o contacto entre escolas e padrinhos, havia várias iniciativas por definir.

Sandra Martim, representante da Microsoft, instituição madrinha da Escola Secundária de Bocage, aproveitou para estabelecer o primeiro contacto com o diretor daquele estabelecimento de ensino. “Ainda estamos numa fase embrionária desta nova parceria”, observou. “Este encontro é o ponto de partida para perceber o que se poderá construir em conjunto com a Escola Secundária de Bocage.”

Outros padrinhos, porém, já começaram a envolver-se ativamente no quotidiano dos estabelecimentos a que se associaram.

A SOPAC reformulou os jardins da EB1 dos Arcos e ofereceu bilhetes aos alunos para um musical em Lisboa, enquanto a Casa Ermelinda Freitas deu um apoio financeiro à Escola Secundária de Bocage para a aquisição de equipamento desportivo.

A Cruz Vermelha, através de uma parceria com uma marca de produtos desportivos, prepara-se para oferecer muito em breve centenas de pares de ténis a alunos da EB1 dos Pinheirinhos.

O envolvimento social de figuras públicas está presente na própria imagem do projeto. O hino de “Uma Escola, Um Amigo” foi criado por Toy, que o gravou juntamente com o Coral Infantil de Setúbal, enquanto a cantora Piedade Fernandes criou o logotipo do projeto.

“Este tem sido um dos mais importantes projetos no que à comunidade educativa diz respeito”, frisou Maria das Dores Meira. “Desde a edição de livros, festas com artistas, até tantas outras iniciativas, figuras públicas e empresas têm-se substituído ao Poder Central nas responsabilidades que tem para com as crianças e os jovens que frequentam o sistema de ensino.”