A intervenção constitui a primeira fase da reabilitação do sistema Carrascal/Creiro, destinada a solucionar problemas de roturas frequentes e perdas de volume de água.

Nesta primeira etapa, os trabalhos de reabilitação da rede de abastecimento centram-se numa extensão com perto de quatro quilómetros, entre a Comenda e a Figueirinha.

A obra contempla a reabilitação da conduta de abastecimento de água, que se encontra obsoleta e degradada em virtude do tempo de construção e das características do solo em que está instalada, e a execução dos respetivos nós de ligação às infraestruturas existentes.

A colocação de caixas de ventosas nos pontos mais altos do traçado e de descargas de rede nos pontos baixos são outras operações programadas nesta fase, assim como a demolição e remoção das antigas estruturas.

Na empreitada está ainda programada a realização de trabalhos de ligação a três ramais e a colocação de dois novos marcos de incêndio, assim como a ativação de outro junto do Parque de Merendas da Comenda.

A garantia de um abastecimento de água eficiente e de qualidade, eliminando o problema do volume de perdas físicas provocadas por roturas sucessivas na rede, é o objetivo desta intervenção, com conclusão prevista para fevereiro.