Semana do Mar | Encontro Educativo "Há + Mar"

A épica viagem marítima realizada há quinhentos anos por Fernão Magalhães e as novas profissões marítimas estiveram em destaque, na manhã do dia 24, num encontro educativo integrado na Semana do Mar 2019, a decorrer em Setúbal até dia 29.


Dinamizado pela Aporvela – Associação Portuguesa de Treino de Vela e pelo projeto nacional de literacia do oceano Escola Azul, o encontro educativo desta manhã, intitulado “Há + Mar”, foi especialmente dirigido a alunos dos agrupamentos de escolas do concelho de Setúbal.

“A 20 de setembro de 1519, há precisamente 500 anos e quatro dias, cinco naus, com 247 homens, saem de Espanha e iniciam a travessia do oceano”, começa por explicar Rui Santos, da Aporvela. “O objetivo desta viagem à volta do mundo era encontrar novos territórios onde se pudesse estabelecer novas trocas comerciais.”

Para assinalar a circum-navegação realizada entre 1519 e 1522 pelo português Fernão de Magalhães e pelo basco Juan Elcano, a Aporvela organiza um programa especial até 2022. “Nesta viagem de mais de mil dias sobreviveram apenas dezassete pessoas”, refere Rui Santos para a plateia atenta do Fórum Municipal Luísa Todi.

Uma das principais ações do programa da Aporvela é uma viagem transoceânica da rota idealizada por Fernão Magalhães e realizada pela caravela Vera Cruz, embarcação que vai estar acostada na frente ribeirinha setubalense e com visitas para o público nos dias 26, das 20h30 às 23h00, e 27, entre as 10h00 e as 23h00.

Depois das breves explicações dadas por Rui Santos, houve uma mesa-redonda em que as novas profissões do mar foram o tema dominante, com a participação, entre outros, de Sandra Lázaro, a trabalhar na pesca desde os 7 anos e uma das guardiãs do Sado do projeto da Ocean Alive.

“Acompanho as crianças das escolas em passeios no estuário do Sado e mostro alguns dos perigos de alguns agentes nocivos para as espécies que ali habitam. Quando tinha a vossa idade, havia muitas lesmas do mar, mas acabaram por desaparecer”, explica a guia marinha.

A mesa-redonda foi partilhada com José Inácio, comandante da caravela Vera Cruz, com Duarte Soromenho, instruendo da Aporvela desde 2012 e licenciado em engenharia mecânica, e com Inês Cunha, fundadora do projeto Life on Board, que partilhou histórias e momentos que a levaram a uma experiência náutica surpreendente.

“Eu e uma amiga propusemo-nos a viajar durante cem dias à boleia de veleiros. Para realizarmos este sonho, planeámos, ao longo de alguns dias, uma rota marítima onde conseguíssemos embarcar apenas em barcos que estivessem à procura de tripulação”, revelou Inês Cunha.

O Há + Mar, integrado no programa da Semana do Mar 2019, uma organização conjunta da Câmara Municipal, da APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, da Aporvela e da Marinha Portuguesa, com diversas parcerias e patrocínios, encerrou com a apresentação de projetos escolares com o tema “Mar”.

O encontro realizado esta manhã contou ainda com um espetáculo musical a cargo dos alunos da Escola Básica e Secundária Ordem de Sant’Iago e da Academia de Música e Belas-Artes Luísa Todi, que cantaram a Canção do Mar, com letra de Frederico de Brito e música de Ferrer Trindade, tema celebrizado por Dulce Pontes.

 

Documentos Relacionados

 

Notícias Relacionadas

Semana do Mar reflete sobre lixo marinho

A necessidade de promover o debate sobre as potenciais soluções para reduzir o lixo marinho foi destacada no dia 19, numa conferência nacional,  na Casa Baía, que marcou o arranque da Semana do Mar Setúbal 2019.

19 Setembro, 2019

Frente ribeirinha dedicada ao mar

A Semana do Mar volta à frente ribeirinha da cidade, entre os dias 19 e 29, com um programa eclético que inclui visitas a navios emblemáticos, conferências, passeios em embarcações tradicionais e batismos de mar.

12 Setembro, 2019