Centenas de pessoas deram as boas-vindas aos atletas e representantes de associações, coletividades e clubes que participam nos 10.os Jogos do Sado, com perto de 30 eventos desportivos a realizar até setembro.

A presidente da Câmara Municipal, Maria das Dores Meira, declarou oficialmente aberta a décima edição da iniciativa municipal, salientando a importância do evento na promoção desportiva.

“Ao longo destes dez anos demos oportunidade a jovens atletas de praticar as mais variadas modalidades desportivas, desfrutando dos melhores equipamentos e condições naturais que Setúbal tem para oferecer”, destacou a autarca.

Maria das Dores Meira reforçou que os Jogos do Sado apostam tanto na vertente de desporto escolar como em competições profissionais de alto rendimento que contam com a presença de atletas nacionais e internacionais.

O desfile da bandeira dos Jogos do Sado, com a coreografia de uma patinadora do Clube Naval Setubalense, deu início às atividades da tarde, arrancando os primeiros aplausos das centenas de pessoas presentes no Pavilhão Antoine Velge.

Um esquema de patinagem de grupo pelo Clube Patinagem do Sado fez também parte do programa da cerimónia de abertura, que incluiu atuações da Academia de Dança Contemporânea e do Coral Infantil de Setúbal e exibições das classes de ginástica de tumbling e duplo minitrampolim do Vitória Futebol Clube.

O evento contou ainda com um desfile de modelos, coordenado por Ana Sobrinho, representativo das 14 modalidades presentes nesta edição dos Jogos do Sado.

Atletas de associações, coletividades e clubes que participam no evento desportivo desfilaram acompanhados de uma patinadora, que transportava o respetivo estandarte, antecedendo o hastear da bandeira dos Jogos do Sado.

“Os muitos atletas aqui presentes provam que em Setúbal há futuro. Declaro oficialmente aberta a edição de 2012 dos Jogos do Sado”, referiu a presidente da Câmara Municipal.

A primeira atividade desportiva dos 10.os Jogos do Sado decorre a 18 de fevereiro, com a realização do Torneio Regional de Remo Indoor, durante todo o dia, no Pavilhão Municipal das Manteigadas. Em fevereiro há ainda o Meeting Escolar de Atletismo, às 10h00, no Complexo Municipal de Atletismo de Setúbal.

Os Jogos do Sado, organizados desde a primeira edição com o patrocínio da Águas do Sado, envolvem o movimento associativo do Concelho, contando, nesta edição, com a parceria de 17 instituições de Setúbal que, direta ou indiretamente, promovem com regularidade atividades desportivas.