Clube Naval Setubalense

O Clube Naval Setubalense, principal dinamizador dos desportos náuticos e aquáticos na cidade e prestigiada instituição desportiva nacional, está a escrever mais uma página de história, com a celebração do centenário da sua fundação.


Ao longo do último século, a histórica instituição setubalense, fundada a 6 de maio de 1920 por Afonso O’Neill, Carlos Botelho Moniz, Silva Escudeiro, Capitão Cassar, João Teixeira e Virgílio de Sant’Ana, tem sido um estandarte da cidade, levando os nomes de Setúbal e de Portugal aos quatro cantos do mundo.

A passagem deste momento histórico é assinalada nos meios digitais, em virtude das regras de distanciamento social motivadas pela pandemia de Covid-19, com o clube a disponibilizar, no dia 6, na página oficial, uma intervenção, em formato vídeo, do presidente da direção, Hugo O’Neill.

Na página de internet do clube é ainda disponibilizado o vídeo que a Câmara Municipal de Setúbal exibiu, no final de janeiro, na IV Gala do Desporto de Setúbal, para assinalar, por antecipação, a celebração do centenário do Clube Naval Setubalense, que, nessa cerimónia, foi agraciado com o “Prémio Especial”.

Na tarde de dia 6, a Câmara Municipal de Setúbal apresenta, em reunião pública, uma saudação pelo centésimo aniversário da instituição, a qual destaca a importância do clube para a cidade enquanto promotor do desporto, em particular das modalidades náuticas e aquáticas.

O Clube Naval Setubalense, que apenas em agosto de 1921 viu aprovados os primeiros estatutos, ostenta, desde 1982, o estatuto de Pessoa Coletiva de Utilidade Pública, em diploma conferido e assinado pelo primeiro-ministro Francisco Pinto Balsemão.

Atualmente com cerca de 12 mil associados, o Clube Naval Setubalense conta nas fileiras com perto de quatro mil praticantes e 450 atletas em competição em modalidades diversas como a vela, o remo, a natação, a patinagem artística, o hóquei em patins e a ginástica.