O festival, organizado pela APPACDM de Setúbal, com apoio da Câmara Municipal, junta, anualmente, várias associações com intervenção na área da deficiência e grupos de teatro, dança e música, que, a nível nacional, utilizam as expressões artísticas com fins terapêuticos, de diversão e de inclusão social.

O principal objetivo é valorizar e divulgar as potencialidades da população com deficiência ao nível da expressão artística e da criatividade e, ao mesmo tempo, contribuir para a sensibilização da comunidade para a alteração de atitudes e estereótipos em relação à deficiência.

O certame, com um conjunto de iniciativas a decorrer nos concelhos de Setúbal, Palmela e Moita, tem a abertura oficial marcada para 18 de novembro, às 21h00, Associação de Moradores do Casal das Figueiras (Casarão), num espetáculo que conta com apresentações dos vários grupos de música, dança e teatro que participam na iniciativa.

Apesar de a abertura oficial decorrer a 18, o ExpressArte começa no dia 11, às 21h00, com a estreia da peça Zaca-Zaca, pelo grupo de teatro O Puzzle, do Clube Animação Jovem da APPACDM Setúbal, no auditório da Escola Secundária Sebastião da Gama.

O ExpressArte prossegue a 12 com uma nova apresentação da peça, às 16h00, no mesmo espaço, e a inauguração da exposição Cá dos Nossos, marcada para as 18h00, que fica patente até 3 de dezembro na Casa Bocage, para a população em geral.

A mostra, subordinada ao tema dos 250 anos de Bocage, reúne trabalhos de pintura e escultura elaborados pelos funcionários da APPACDM Setúbal, amigos e familiares.

Arte em Movimento, com trabalhos dos agrupamentos de escolas e valências da APPACDM, é o nome da exposição a inaugurar no dia 14, às 15h00, no Parque Urbano de Albarquel, inserida também no calendário de Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016.

A 16 de novembro, o auditório da Escola de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Setúbal recebe o Seminário Inclusão pela Arte, que decorre entre as 09h00 e as 16h30.

O evento prossegue no dia 17, às 18h00, com a inauguração da exposição Em Terras de Rio Feito Mar, que homenageia o malogrado empresário e dirigente associativo setubalense Álvaro Dias.

A mostra, aberta à população em geral, fica patente até 3 de dezembro, no Centro Álvaro Dias da APPACDM Setúbal, na Nova Azeda.

A 26, com início às 15h00, tem lugar, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a cerimónia de entrega de prémios do Concurso de Poesia da APPACDM Setúbal.

Ainda em novembro realizam-se ateliers de expressões artísticas inclusivas, nas áreas da fotografia, dança, música e artes plásticas, a 15, entre as 10h00 e as 17h00, no Centro Multicultural, na zona da Bela Vista, e de graffiti, a 22, das 17h00 às 18h00, no Centro Álvaro Dias.

O festival prossegue no mês de dezembro com uma exposição e venda de presépios de Natal, elaborados por utentes das valências da APPACDM Setúbal, a ter lugar no Centro Célia Caleira, na Avenida de S. Francisco Xavier, Lote 8, no dia 2 de dezembro, com inauguração às 15h00.

O ExpressArte encerra no dia 3 com uma gala solidária de danças sociais para angariação de fundos de apoio a projetos comunitários que utilizam a dança como instrumento terapêutico.

O espetáculo Dança para Todos, que tem início às 21h00, no Fórum Municipal Luísa Todi, com entradas a seis euros, organizado pela Enclave – Cultura em Movimento, integra ainda as comemorações do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência e o programa Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016.