O espetáculo, que conta entre o público com a presença de Lorenz Maierhofer, junta em palco um total de 150 coralistas, acompanhados de três percussionistas, dois atores, bailarinos e solistas.

Ao Coral Luísa Todi, com direção do maestro Fernando Malão, juntam-se os grupos corais Atlântico e Clube Galp Energia, o tenor Marco Santos e a soprano Guida de Palma, além de bailarinos da Academia de Dança Contemporânea de Setúbal.

A encenação do espetáculo está a cargo de José Maria Dias, diretor do Teatro Estúdio Fontenova, companhia que é também responsável pelo guarda-roupa dos artistas em palco.

Lorenz Maierhofer, nascido em 1956, refere na apresentação da sua obra os esforços feitos por várias personalidades e povos na busca da paz, que, muitas vezes, esbarram em “mal-entendidos, desconfianças, invejas e abuso de poder”.

Para o compositor, “uma das chaves para o sucesso é a incessante vontade de comunicar – e onde as palavras faltam, talvez a linguagem da música a possa ajudar”.

Por isso, em “Missa Étnica pela Paz”, Lorenz Maierhofer representa a voz do mundo, numa obra dinâmica, caracterizada por diferentes ritmos de todos os cantos do mundo, distribuídos por nove andamentos que cumprem o ritual de uma missa enquanto peça musical.

Ao longo da obra, apresentada por Bruno Gonçalves Pereira, cada andamento é introduzido por uma narrativa elucidativa, em que os atores Manuela Couto e Fernando Luís dão voz a personalidades, sobretudo do século XX, que tiveram um papel fundamental para a paz no mundo, entre as quais João Paulo II, Nelson Mandela, Martin Luther King e Madre Teresa de Calcutá.

O Coral Luísa Todi pretende “não só voltar a apresentar uma grande produção musical, como ainda dar o seu contributo para a busca da paz”, sublinha a direção da instituição. “Que esta mensagem intemporal pela paz, transmitida por esta missa, possa ressoar em todo o mundo, unir muitos seres humanos em harmonia e, constantemente, dar-lhes coragem, força e otimismo nos seus esforços diários pela paz.”

As entradas para o espetáculo têm um custo de oito euros para a plateia e de cinco para o balcão.