Nosso Bairro, Nossa Cidade | entrega de prémios Rotary

O projeto Saúde no Bairro, que dinamiza na zona da Bela Vista iniciativas promotoras de uma melhor saúde comunitária, como ações de sensibilização e rastreios, foi distinguido, na tarde de dia 26, pelo Rotary Club de Portugal.


O prémio Rotary Empreendedorismo Social 2020 foi atribuído pelo Distrito 1960 do Rotary Club de Portugal ao projeto Saúde no Bairro pelo exemplo de arrojo, trabalho de solidariedade, resiliência, entreajuda, diálogo intergeracional, parceria e compromisso com o presente com os olhos postos no futuro.

Este projeto, dinamizado no âmbito do programa Nosso Bairro, Nossa Cidade, corporiza um trabalho conjunto entre a Câmara Municipal, a Junta de Freguesia de São Sebastião, o ACES Arrábida, a Delegação de Setúbal da Cruz Vermelha Portuguesa e a Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal com os moradores.

Este projeto, que providencia, em proximidade, mais cuidados de saúde, é concretizado pelos próprios moradores dos cinco bairros que integram o programa municipal Nosso Bairro, Nossa Cidade, concretamente Bela Vista, Forte da Bela Vista, Alameda das Palmeiras, Quinta de Santo António e Manteigadas.

Ações de sensibilização e rastreios são algumas das iniciativas realizadas no âmbito do Saúde no Bairro, que conta com três dezenas de moradores formados e capacitados para a execução dessas tarefas, como medições arteriais, que, só em 2019, contabilizaram mais de um milhar de registos.

A distinção ao projeto Saúde no Bairro foi entregue esta tarde pela governadora do Distrito 1960 do Rotary Club de Portugal, Mara Duarte, à presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, em cerimónia realizada no Salão Nobre dos Paços do concelho.

“Este prémio reconhece o intenso trabalho que tem sido feito pela autarquia nos maiores bairros de habitação pública municipal do concelho e por grande parte daqueles milhares de pessoas que ali vivem”, enalteceu a presidente da Câmara Municipal de Setúbal.

Acima de tudo, frisou a autarca, a distinção destaca o “empenhamento de centenas de moradores que, nestes bairros, quiseram tomar nas próprias mãos o seu destino” para “ajudar a mudar a face daqueles espaços habitacionais, seja com obra física, seja com a mudança de perceção e mentalidades sobre o que ali acontece”.

A mudança de perceções, realçou Maria das Dores Meira, é “das maiores conquistas do Nosso Bairro, Nossa Cidade”, programa em desenvolvimento desde 2012 que permitiu que os bairros da Bela Vista deixassem de ser “vistos, injustamente, como guetos onde não se queria ir, onde se tinha medo de ir”.

A governadora do Distrito 1960 do Rotary Club de Portugal afirmou que “não teve dúvidas em atribuir este prémio especial ao Saúde no Bairro pelo impacte social real que tem na melhoria da qualidade de vida das pessoas e da própria comunidade”.

Mara Duarte elogiou, igualmente, o trabalho da Câmara Municipal de Setúbal alcançado com o Nosso Bairro, Nossa Cidade, um programa que, vincou, “efetivamente muda a vida das pessoas”.

Além do prémio Rotary Empreendedorismo Social 2020, atribuído pelo Distrito 1960 do Rotary Club de Portugal, o Saúde do Bairro recebeu ainda, do Rotary Club de Setúbal, material médico para ser utilizado nas sessões realizadas no âmbito deste projeto de saúde comunitária.

Helena de Mattos, presidente do Rotary Club de Setúbal, destacou o projeto Saúde no Bairro “como uma grande iniciativa”, para depois explicar que a doação do material “cumpre com os desígnios de um grande pilar [saúde] do trabalho desenvolvido pelo Rotary”.

Já Estefânia Campos, antiga presidente do Rotary Club de Setúbal e dinamizadora desta ação de apoio ao Saúde no Bairro, explicou que os fundos angariados para este projeto, cerca de 3500 euros, foram canalizados através de um espetáculo solidário que decorreu em 2017, no Fórum Municipal Luísa Todi.

O Nosso Bairro, Nossa Cidade envolve residentes, serviços autárquicos e perto de trinta entidades sediadas no território, promovendo ações protagonizadas pelos próprios moradores, geradoras da participação das pessoas nas decisões que a elas e à sua comunidade dizem respeito.

Os moradores envolvidos neste do programa municipal, organizados em grupos, participam nas decisões e também nas tarefas inerentes à execução das ações, numa lógica de formação de lideranças e de mobilização popular, com o objetivo de promover a autonomia, a responsabilidade e o crescimento coletivo.

A cerimónia serviu igualmente de pretexto para a Câmara Municipal de Setúbal assinalar a passagem do 76.º aniversário do Rotary Club de Setúbal, celebrado em março, mas que por motivos relacionados com a evolução da crise sanitária provocada pela pandemia da Covid-19 não foi possível de festejar na devida data.

Assim, a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, entregou esta tarde uma lembrança do Rotary Club de Setúbal, materializada com uma antiga imagem do fotógrafo setubalense Américo Ribeiro, para ilustrar um antigo grupo de rotários sadinos.