Carlos Fernandes, 45 anos, natural de Santarém, Cláudia Estrela, 25, de Serpa, Linda Soares, 41, e Nélia Romão, 49, ambas do Seixal, Nélio Nunes, 31, Moita, Paula Cruz, 49, Sousel, Paula Silva, 42, Setúbal, e Susana Cardoso, 26 anos, de Loures, são os oito participantes na primeira semifinal do Concurso de Fado de Setúbal.

O concurso, organizado numa parceria da Câmara Municipal de Setúbal com a Sociedade Musical Capricho Setubalense, aberto à participação de maiores de 16 anos, contou com um total de 35 inscritos, com idades entre os 16 e os 68 anos, dos quais foram selecionados 16 candidatos.

Divididos em dois grupos, cada semifinal conta com a participação de oito candidatos. Cada um dos concorrentes na luta por lugares na final interpreta dois temas, que avaliados por um júri constituído por três elementos.

A primeira noite do Concurso de Fado de Setúbal conta ainda com a atuação da fadista Carla Lança, como artista convidada.

A entrada na primeira e na segunda semifinais tem um custo, por noite, de cinco euros para o público, com direito a uma bebida.

A segunda semifinal realiza-se a 11 de fevereiro, a partir das 21h30, e a gala final a 18, a partir das 22h00, sempre na Sociedade Musical Capricho Setubalenses. 

O Concurso de Fado de Setúbal divulga e projeta novos cantores deste género musical tão português, Património Cultural Imaterial da Humanidade desde novembro de 2011.

Atribui prémios aos três primeiros classificados e distingue ainda o melhor fadista do concelho, de acordo com avaliação feita pelo júri. O público também tem uma palavra a dizer e elege o seu preferido.

O grande vencedor do 9.º Concurso de Fado de Setúbal recebe 500 euros e um convite para atuar na Feira de Sant’Iago 2017, enquanto o segundo e o terceiro classificados ganham 250 e 125 euros.

O concurso, patrocinado pela União das Freguesias de Setúbal e pela Fundação Buehler-Brockhaus, conta também com o Prémio do Público, no valor de 125 euros e com o direito de participação na Feira de Sant’Iago, e o Prémio Melhor Fadista do Concelho, igualmente com acesso a atuar no certame.

O Concurso de Fado de Setúbal é organizado com os apoios da União das Freguesias de Setúbal e da Fundação Buehler-Brockhaus, contando com a Rádio Amália como media partner.