A iniciativa, inserida no programa anual de Festas Populares dos moradores do Bairro das Manteigadas, decorre no recinto central da Rua João Augusto da Rosa, a partir das 16h00, é de participação gratuita e aberta a toda a população.

A tarde de animação inclui música, uma mostra gastronómica com os tradicionais comes e bebes, uma corrida de patins em linha destinada à participação de crianças e jovens e a atuação de grupos de dança do bairro.

O evento, promovido pela comissão de moradores das Manteigadas, no âmbito do programa municipal Nosso Bairro, Nossa Cidade, pretende estimular a criação de novas dinâmicas sociais e promover momentos de convívio e de partilha de experiências multiculturais.

A escolha da Rua João Augusto da Rosa para local da festa pretende dar a conhecer à população em geral o resultado das obras efetuadas recentemente nesta via, com vista à melhoria das condições do pavimento e da segurança da zona envolvente. Para o efeito, durante o evento, a rua está encerrada à circulação automóvel.

Esta intervenção, executada pela autarquia, resulta de uma proposta apresentada pela população do bairro durante um encontro de moradores do programa Nosso Bairro, Nossa Cidade.

A festa de dia 11 de março conta com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal, através da cedência de materiais, e da Junta de Freguesia de São Sebastião, com a oferta de bolos e bebidas. Cabe aos moradores a preparação e a logística de todo o evento, incluindo montagem e desmontagem.