Moinho de Maré da Mourisca

Um conjunto de atividades lúdico-pedagógicas ao ar livre integram o programa comemorativo do Dia Mundial da Criança e do Dia Mundial do Ambiente, nos dias 5 e 6 de junho, no Moinho de Maré da Mourisca, em Setúbal.


As ações, promovidas pela Câmara Municipal de Setúbal com parcerias, incluem oficinas pedagógicas, passeios na natureza, observação de aves, um safari fotográfico e um mercadinho de produtos regionais, dirigidas a crianças, famílias e amantes da natureza.

O programa comemorativo do Dia Mundial da Criança, assinalado a 1 de junho, e do Dia Mundial do Ambiente, a 5, tem início no dia 5 de junho, às 10h00, com a iniciativa “A Pegada Verde”, dirigida a crianças, com jogos e desafios na natureza e a pintura do mural “As Cores do Ambiente”.

Para as 10h15, está agendada a partida do VII Safari Fotográfico, a bordo da embarcação Mirasado, com o custo de 10 euros por pessoa.

De telemóvel ou máquina fotográfica na mão, os participantes podem recolher imagens únicas e ficar a conhecer um pouco melhor a flora e a fauna da Reserva Natural do Estuário do Sado.

Às 14h30 realiza-se uma atividade de libertação de aves selvagens reabilitadas, em parceria com o ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, e, às 21h00, são dadas a conhecer as borboletas noturnas da Herdade da Mourisca, numa ação conduzida pela SPEA – Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves.

No dia seguinte, um peddy paper, com início às 08h00, conduzido pela SPEA, leva os participantes, organizados em equipas com quatro pessoas, à descoberta das aves da Reserva Natural do Estuário do Sado, a bordo da embarcação Mirasado. O custo de participação por equipa é de 15 euros.

Também no dia 6, entre as 09h00 e as 19h30, o Mercadinho Agrotaste promove produtos agroalimentares da região de Setúbal, incluindo doçaria, bebidas licorosas, pão, queijos, lacticínios, azeite e conservas.

O mercadinho desenvolve os workshops “Confeção de Pão Artesanal” e “Como abrir Ostras”, de participação gratuita.

A partir das 10h00, volta a realizar-se a ação “A Pegada Verde”, com a continuação da pintura do mural “As Cores do Ambiente”, e, às 15h00, tem início o teatro de fantoches “A Perigosa Vida das Aves da Mourisca”.

A participação em todas as iniciativas, à exceção do Mercadinho Agrotaste, carece de inscrição obrigatória, pelo preenchimento de formulários online, acessíveis no link https://bit.ly/3wj1M31.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail turismo.setubal@mun-setubal.pt ou pelos contactos telefónicos 265 783 090 e 914 162 354.