Setúbal Composto | ação de sensibilização no Mercado do Livramento

A Câmara Municipal de Setúbal realizou no dia 1 uma ação de sensibilização junto dos comerciantes do Mercado do Livramento para a correta separação de resíduos orgânicos.


A iniciativa, que decorreu ao longo da manhã, incidiu, principalmente, na sensibilização para a importância de colocarem nos cinco contentores específicos os detritos gerados nas bancas do mercado, como são os casos de verduras, fruta, pão e bolos.

Estes resíduos são depois encaminhados para compostagem, contribuindo para atingir as metas preconizadas para o país no âmbito do Plano Estratégico para os Resíduos Sólidos Urbanos (PERSU 2020+).

A ação de sensibilização, conduzida por técnicos municipais, incluiu a colocação de um cartaz informativo perto dos contentores, assim como a distribuição de folhetos sobre o processo de separação de orgânicos por cada um dos comerciantes de verduras, legumes, flores e produtos de pastelaria.

Esta iniciativa da Câmara Municipal de Setúbal decorreu no âmbito projeto “Setúbal Composto”, o qual antecipa a obrigatoriedade de todo o território nacional assegurar, a partir de 31 de dezembro de 2023, a separação e reciclagem dos biorresíduos na origem ou por recolha seletiva.